Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2015-09-07

CENCAL MARINHA GRANDE COM FORMAÇÃO DE TÉCNICOS DE VIDRO PARA A INDÚSTRIA

Com a retoma que a actividade cerâmica está a tomar, tanto ao nível industrial como da pequena produção mais criativa, o CENCAL vem reforçar a partir de Outubro a sua oferta de formação escolar e profissional nesta área, como noutras áreas com oferta de emprego na região.

Assim estão abertas as inscrições para os cursos de formação dual no sistema da aprendizagem para jovens com o 9º ano e que podem concluir o 12º ano de formação com equivalência escolar, nas áreas do Técnico de Modelação Cerâmica, Técnico de Cerâmica, bem como na área comercial, de multimédia e de apoio familiar e apoio à comunidade.

Igualmente estão abertas as inscrições para cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA´s) para desempregados a partir dos 18 anos idade de Técnico de Cerâmica e de Modelação Cerâmica, com o 12º ano de escolaridade completo, que tal como os da Aprendizagem, têm uma considerável procura no mercado pelas empresas da região. De igual forma está aberto um curso de Técnico de Contabilidade para adultos com o 9º ano de habilitação mínima que quando terminarem adquirem a habilitação equivalente ao 12º ano de escolaridade.

Os participantes nestes cursos têm direito a vários apoios e inventivos, nomeadamente bolsa de formação ou bolsa de profissionalização mensal, subsídio de transporte e alojamento (para o caso de residirem a maiores distâncias) e alimentação no CENCAL, de acordo com a legislação em vigor.

Para jovens com idades entre os 15 e 22 anos, tendo como escolaridade a frequência a partir de 7º ano, está também aberto um curso de Educação-Formação de Jovens de Marcenaria, com grande procura na região. Este curso tem a duração de um ano e meio em horário completo, obtendo os participantes a habilitação do 9º ano de escolaridade no final do percurso formativo e profissional. Os participantes têm direito a bolsa de profissionalização e de material de estudo, bem como alimentação, seguro de acidentes pessoais e subsídio de transporte.

 

Cursos curtos inovadores no último trimestre

 

O CENCAL também tem previsto para os últimos três meses do ano, alguns cursos curtos inovadores na região, como de secretariado forense e de produção e produtividade, bem como na área das tecnologias e do design para a cerâmica de Up-cycling – um novo ciclo de vida para o objecto-resíduo, um workshop de cerâmica criativa sobre a “Cerâmica ritual, o chºa uma tradição milenar, com o ceramista Vasco Baltazar que recentemente esteve nos eventos das aldeias de xisto e um outro workshop de cerâmica tradicional, integrado no Ciclo dos Grandes Mestres, com Mestre Xico Tarefa da Olaria do Redondo.

 

NOVA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM OFÍCIOS DE ARTE – CERÂMICA E VIDRO

 

Vai iniciar-se no próximo trimestre a 2ª edição do curso de Especialização Tecnológica em Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro, que o CENCAL concebeu e foi validado para Portugal pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, e que já teve a primeira edição com início no final do ano passado.

Este curso com a duração de 1450 horas, em horário completo, dedicado às duas técnicas mais conhecidas em Portugal das Artes do Fogo – Cerâmica e Vidro – decorrerá nas instalações do CENCAL das Caldas da Rainha e da Marinha Grande, onde os participantes utilizarão processos diversos nas duas áreas tecnológicas e artísticas.

O curso está aberto a jovens e adultos com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano de escolaridade, podendo ser admitidos pessoas desempregadas com outro nível de habilitações, como licenciatura e mestrado, como ocorreu na primeira edição com muito êxito.

Os participantes terão direito a uma bolsa de profissionalização de acordo com a legislação em vigor, subsídio de transporte e refeições e alojamento para aqueles que tenham residência distante.

 

CQEP A FUNCIONAR EM PLENO

 

O CQEP - Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional – do CENCAL das Caldas da Rainha e de Alcobaça já a funcionar em pleno, está a receber candidatos para orientação profissional e reconhecimento, validação e certificação de competências nas áreas dos técnicos de cerâmica, modelação cerâmica, contabilidade, acção educativa, multimédia, comercial e apoio familiar (nível 4) e Agente de Geriatria, Empregado Comercial e Assistente de Apoio à Infância (nível 2).

Esses processos são realizados em ambas as instalações do CENCAL, sendo os processos de dupla certificação seguidos pelos técnicos do Centro.

Recorde-se que os CQEP são estruturas destinadas a apoiar jovens e adultos (ativos e desempregados) na escolha e acompanhamento de um projecto pessoal de qualificação escolar e profissional para (re)integração no mercado de trabalho e/ou de valorização profissional.

Pode apoiar também as empresas/organizações na qualificação e valorização dos seus recursos humanos.