Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2015-07-07

SECRETÁRIO DE ESTADO DO EMPREGO VISITOU O CENCAL E APELOU AO FORTALECIMENTO DAS COMPETÊNCIAS NAS ÁREAS CRIATIVAS

Hoje, pelas 11 horas, o CENCAL (Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica), nas Caldas da Rainha foi visitado pelo Sr. Secretário de Estado do Emprego, Dr. Octávio Oliveira, tendo mostrado o seu interesse e motivação para apoio aos sectores das indústrias tradicionais, como a cerâmica e o vidro, bem como para as áreas das artes e ofícios e artesanato, que são fortemente criadores de emprego. 

Depois de ter ouvido a apresentação da trajectória do CENCAL na área da cerâmica e do vidro, bem como de outros sectores na região Oeste, recordou as medidas anunciadas na passada semana na Feira Internacional do Artesanato, referentes ao desenvolvimento das artes, ofícios e microempresas artesanais, em Portugal, bem como para o lançamento do Sistema Nacional da Qualificação e Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.

Em relação à primeira daquelas medidas recordou os quatro eixos de intervenção em que assenta e que passam pela “formação Artes e Ofícios”, que financia estágios em contexto de trabalho em entidades ligadas a este sector, “Investe Artes e Ofícios”, que promove o empreendedorismo e investimento na criação de empresas, o eixo “Estímulo Artes e Ofícios” que apoia financeiramente a criação de postos de trabalho para desempregados neste sector e, finalmente, o eixo “Promoção das Artes e Ofícios” que apoia a participação em feiras e certames para a promoção do artesanato, bem como a própria organização de feiras de artesanato, artes e ofícios.

Em relação ao Sistema Nacional da Qualificação e Certificação o secretário de Estado do Emprego deu grande relevo a medidas que qualifiquem a oferta e que permitam defender os produtos artesanais, em função da sua origem geográfica associada às raízes históricas e da tradição local ou regional.

Depois na sua visita às instalações do CENCAL contactou e inteirou-se dos projectos dos formandos do Curso de Especialização Tecnológica – Ofícios de Arte – Cerâmica e Vidro que decorreu no CENCAL das Caldas da Rainha e da Marinha Grande, entre 2014 e 2015 para conhecer os seus projectos futuros.

Também visitou outras acções de formação a decorrer no CENCAL e particularmente um estágio ERASMUS+ de alunos de uma escola de artes polaca que estão no CENCAL há uma semana.