Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

CENCAL REFORÇA APOIO À CERÂMICA E VIDRO

O CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, com instalações em Caldas da Rainha, Marinha Grande e Alcobaça, está a reforçar a sua acção formativa formação para a cerâmica, vidro e outros sectores que estão mais dinâmicos nesta região, respondendo à oferta de postos de trabalho no mercado e à crescente procura de jovens e activos, desempregados ou não, para estas actividades profissionais.
Nos meses de Verão o CENCAL está a realizar várias acções de curta e média duração, para um público mais relacionado com a produção Artesanal e das Artes e Ofícios que foi alvo de medidas de apoio no final do mês de Junho.
Assim estão a ser realizadas neste período acções, nas instalações das Caldas da Rainha, no âmbito da formação técnica em Argilas e Pastas Cerâmicas - O Grés, Decoração na Técnica Nerikome – Neriage, para além dos cursos de maior duração do Especialização Tecnológica – Ofícios de Arte e Cerâmica e Vidro e do Curso Técnico de Cerâmica Criativa.
O curso de Especialização Tecnológica de Cerâmica e Vidro, que agora terminar a parte de formação geral e tecnológica, antes de irem para frequentarem a componente técnica em empresas e ateliers de todo o país, decorreu nas instalações das Caldas da rainha e da Marinha Grande, tendo sido frequentado por jovens com o 12º ano bem como por adultos e activos com formações superiores, como licenciaturas e mestrados na área das artes, da sociologia ou da gestão. Este curso, que funcionou pela primeira vez no CENCAL, vai ter uma nova edição a partir de Novembro deste ano.
Também vão iniciar-se nos próximos dias os cursos de curta duração de Iniciação à Cerâmica, Olaria de Roda, Construção e Reconstrução de Fornos a Lenha, Laboratório Experimental de Cerâmica - Vidrados de Efeitos Especiais, bem como os tradicionais Workshops de Cerâmica Criativa: Cerâmica ritual: O Chá? Uma Tradição Milenar, com o formador Vasco Baltazar, ceramista e designer e Workshop Internacional com o ceramista e formador internacional de cerâmica John Pollex. É o autor do livro Slipware, sendo ceramista de longa data, tedno iniciado o seu percurso no curso de Pintura na Universidade de Kent. A cerâmica cruzou-se no seu caminho e jamais a pode abandonar, expressando a sua fascinante abordagem pictórica sobre as superfícies do barro. Neste workshop, Jonh Pollex orientará os participantes numa experiência profundamente gráfica e num sem-fim de experiências partilhadas numa prática intensiva e de descobrimento.
No último trimestre do ano ainda haverá uma acção de Cerâmica Eco-Lógica: Upcycling : Um Novo Ciclo de Vida para o Objeto-Resíduo. Noutras áreas está ainda previsto no período nocturno para activos uma acção de Talha Artística.
    

Igualmente e no âmbito das acções de longa duração  nas Caldas da Rainha está previsto para o último trimestre, no sistema de formação dual (parte na empresa) da Aprendizagem, os cursos de Marcenaria (base 6º ano para saírem com o 9º ano), Técnico Modelação Cerâmica –, Técnico de Cerâmica e Técnico de Multimédia (base 9º ano e saída com o 12º ano).

Estes cursos terão a duração entre um ano e meio e dois anos, com direito a Bolsa de Profissionalização, subsídio de transporte, refeições e alojamento para os que tenham uma proveniência a maior distância.
O CENCAL também tem organizado nos últimos meses várias acções para públicos internacionais, nomeadamente uma acção que está em curso na cerâmica e artes gráficas, para estudantes de uma escola de artes polaca, no âmbito do Programa Comunitário ERASMUS+, bem como no início do mês de Junho para adultos norte-americanos de uma universidade da Florida ligados às áreas artísticas de formação em azulejaria portuguesa.

Formação noutras áreas

No sistema de dupla certificação, escolar e profissional, com estágio nas empresas, cursos nas mais variadas áreas, como percursos modulares de atendimento comercial, secretariado, legislação laboral, informática, acção educativa e cuidados para idosos e de auditoria da qualidade para profissionais.
Tendo em vista responder às necessidades das empresas das Caldas da Rainha depois do êxito deste curso em Alcobaça, o CENCAL também tem em curso uma acção de Iniciação à Língua e Cultura Chinesa, para capacitar as empresas para a negociação no novo mercado emergente para Portugal que é a República da China.


Formação na área do Vidro na Marinha Grande


Nas suas instalações da Marinha Grande o CENCAL também vai lançar a partir de Setembro um curso da Aprendizagem, de Técnico de Vidro, com a duração de dois anos, para responder à enorme procura das empresas do sector do vidro industrial.
Este curso, com a duração de dois anos, de dupla certificação qualifica os jovens com o 12º ano e com as competências profissionais para trabalharem nestas empresas como técnicos da indústria de vidro automático, com grande empregabilidade no sector. Os formandos teráo direito aos habituais apoios dos cursos da Aprendizagem.
O CENCAL também renovou os protocolos de formação em vidro artístico, com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a ESAD das Caldas da Rainha, com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e, pela primeira vez, estabeleceu um protocolo com a Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. As acções com estas escolas do ensino superior terão lugar na Marinha Grande a partir do 1º trimestre de 2016.