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2013-09-02
De Junho a Setembro passaram pelos vários cursos e workshops de verão do CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica das Caldas da Rainha, mais de centena e meia de formandos, vindos de várias partes do país e do estrangeiro, que fizeram a sua formação em áreas específicas da produção e criação cerâmica, aumentando as suas competências para melhor responderem ao mercado.
Todas estas acções estão inseridas no plano de formação do CENCAL, variando anualmente as temáticas e os formadores convidados dos respectivos cursos, trazendo às Caldas ceramistas, designers, escultores, artesãos, professores e outros profissionais, que contactam uns pela primeira vez com a cerâmica, outros fazendo o aprofundamento e a requalificação dos seus saberes.
Igualmente o CENCAL recebeu um grupo de professores polacos da Escola de Artes Plásticas de Czestochowa, que para além de ter contactado com a realidade cultural e criativa nacional, realizaram um workshop com o mestre ceramista caldense, Ferreira da Silva. Entre os participantes polacos estavam alguns conceituados escultores, pintores e fotógrafos que dão aulas naquela escola, bem como outros professores das áreas gráfica, cerâmica, de fotografia, etc. No âmbito do seu trabalho realizaram um painel de azulejos que será colocado no novo edifício da Escola a inaugurar em Abril do próximo ano.
O grupo de estudantes polacos que também esteve três semanas nas Caldas da Rainha, de formação gráfica e multimédia, realizaram inúmeros trabalhos nestas áreas sobre a nossa região e o nosso país, uma vez que também visitaram outros pontos culturais, como Lisboa, Óbidos, Mafra, Évora, Monsaraz, Alqueva, Porto, Fátima, Alcobaça, Batalha, Nazaré, Marinha Grande (as instalações do CENCAL), S. Pedro de Moel, Nazaré, S. Martinho do Porto e Foz do Arelho.
Formação em cerâmica para portugueses
Uma das acções que despertou grande interesse entre um público não profissional, mas que serviu para incrementar a importância da cerâmica no contexto nacional e combater o seu esquecimento, foi de iniciação à cerâmica que permitiu aos participantes compreender o processo de produção de peças cerâmicas, como se faz, com que se faz, que tipos de pastas, barros ou argilas existem, como se coze e porquê, como se decora e com quê, num sem-fim de experiências partilhadas numa prática, intensiva e fascinante abordagem. Este curso, com a duração de 50 horas, foi dirigido pela escultora e ceramista caldense Umbelina Barros.
Os dois workshops de verão, com 60 horas cada, foram dirigidos respectivamente pelo professor Rui Vazquez, escultor e ceramista e pelo pintor de origem alemã, mas radicado no nosso país, Thomas Schittek, sobre escultura cerâmica e azulejaria contemporânea.
Estes cursos muito intensivos permitiram aos participantes realizar trabalhos utilizando as técnicas desenvolvidas por ambos os criadores, tendo sido obtidos resultados excelentes que serão proximamente apresentado uma exposição do CENCAL.
Um curso que já vem habituado o público do CENCAL e que se repetiu este ano sobre a temática da “ornamentação corporal, foi o de joalharia cerâmica, dirigido pelo ceramista Paulo Óscar, com o apoio técnico do professor Nick Taylor.
Este curso permitiu aos participantes desenhar peças de joalharia como ornamento corporal através da observação antropológica do corpo e da análise das manifestações de adorno corporal através dos tempos, para a produção de peças de joalharia simples aliando metais nobres e a mais nobre e resistente das pastas cerâmicas: a porcelana.
Na área da pintura cerâmica decorreu também um curso de Lustres, Lustrinas e Reflexos Metálicos, dirigido pela pintora cerâmica e ceramista Teresa e Lima e pelo ceramista Paulo Óscar, especialista na técnica de redução.
A origem dos lustres e reflexos metálicos remonta ao Egipto e à Mesopotâmia e chega ao sul da Península Ibérica vinda do Irão pela mão dos ceramistas árabes no Século VII. No século XX e até hoje, foram “substituídas” pelas lustrinas, um “genérico” do lustre metálico de carácter mais controlado e estável que foram experimentadas pelos participantes nesta acção.
Na 1ª edição do CICLO MODELADORES, decorreu o curso de Desenho e Modelação do Corpo Humano, que teve como objetivo fornecer conhecimentos sobre a anatomia humana, nas suas dimensões, proporções e constituição, permitindo aprender e compreender ou aperfeiçoar o seu conhecimento da estrutura corporal, facultando assim competências que abrirão caminho para uma abordagem mais autentica à modelação e escultura do corpo humano. Foi dirigida pelo professor Roberto Miquelino da FBAUL.
Eco Design e a Cerâmica
Finalmente decorreu ainda um curso intitulado do “Do Eco Design ao Produto Cerâmico”, tendo como objectivo principal desenvolver produtos que contribuem para a sustentabilidade, através da redução do seu impacte ambiental ao longo do ciclo de vida. Este curso resulta do projeto InEDIC - Innovation and Ecodesign in the Ceramic Industry, coordenado pelo LNEG, IP (Laboratório Nacional de Energia e Geologia), no qual o CENCAL foi parceiro, em que foram desenvolvidas metodologias e materiais de formação e ferramentas de Ecodesign direcionadas para o sector cerâmico. O curso foi dirigido por David Camacho, mestre em Design Industrial e especializado em Design Ambiental.
Todas estas acções tiveram cobertura de imagem no facebook do CENCAL, o que proporcionou vários contactos internacionais e a vinda a Caldas da Rainha de uma professora responsável pelos cursos de cerâmica na Universidade norte-americana de Artes Plásticas de Miami na Flórida, com vista a uma possível realização de cursos no futuro para professores e alunos da sua escola. Simultaneamente nalgumas destas áreas foram realizadas exposições bibliográficas pelo Centro de Recursos do Conhecimento do CENCAL, que deu apoio aos seus formandos.
A partir da 2ª quinzena de Setembro haverá uma exposição dos principais trabalhos de cerâmica e vidro realizados no CENCAL Caldas da Rainha e Marinha Grande no Museu de Cerâmica caldense.
Mais informações ou fotografias podem ser pedidas para o CENCAL – geral@cencal.pt.