Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2013-06-21

CURSOS DE VERÃO NO CENCAL

O CENCAL organiza, como habitualmente no período de verão, dois workshops dedicados à cerâmica, um com carácter nacional e outro internacional. Está ainda previsto durante o mês de Agosto um workshop de iniciação á Cerâmica.

O primeiro workshop de Cerâmica Criativa intitulado “A Cor da Terra - Escultura Cerâmica”, será dirigido pelo Escultor e Ceramista Rui Vasques, que foi professor da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. O curso destinado a ceramistas, artistas plásticos, designers, artesãos, professores EVT tem como objectivos a criação de um espaço de trabalho e de experimentação conceptual e técnica permitindo aos participantes a aprendizagem e/ou a evolução dos seus conhecimentos na concepção e execução de escultura de pequeno porte em “terracota”, facultando assim competências que abrirão caminho para uma abordagem mais autêntica à modelação e escultura contemporânea, permitindo e estimulando a procura da linguagem plástica de cada participante.

Este curso funcionando em período laboral, com 60 de duração, inicia-se no dia 29 de Julho, permitirá realizar entre outras tarefas esboços sobre papel, maquetas e protótipos, estruturas, Ferramentas, extensões da mão, modelação, ocagem, engobes, decoração com engobes e cozeduras.

O segundo workshop de cerâmica criativa, aberto à participação de estrangeiros, intitula-se “A Cor do Sol - Azulejaria Contemporânea” e será dirigido pelo Pintor e Ceramista Thomas Schittek, de origem alemã, radicado na nossa região há inúmeros anos, mas produzindo trabalhos artísticas para todo o mundo.

O curso também com a duração de 60 horas é destinado também a ceramistas, artistas plásticos, designers, artesãos, professores EVT e terá início no dia 19 de Agosto próximo.

O workshop abordará as seguintes matérias: Arte urbana, concepção e execução de projecto individual, expressão plástica - a experiência do autor, decoração com vidrados a pincel, vidragem de azulejos, aplicação de azulejos/murais em suportes amovíveis, cozeduras e reciclagem de resíduos.

Recorde-se que Thomas Schittek, natural de Munique, com formação superior nas Técnicas de Impressão pela Universidade da sua cidade e em Pintura sobre Vidro e Arte do Mosaico pela Academia de Arte também daquela cidade bávara, está há muitos anos radicado na nossa região, por ter ficado \"encantado pela luminosidade de Portugal e  especialmente do Oeste\" .

Tem mantido nos últimos meses uma exposição e atelier permanente em Óbidos com trabalhos muito elogiados, quer pela dimensão das suas superfícies azulejares com que trabalha quer pela riqueza da cor e perfeição técnica dos seus trabalhos.