Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

2021-01-27

Programa Emprego Digital - Indústria Cerâmica

  • O Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 29 de abril, enquanto documento estratégico de apoio à implementação de medidas que visam a transição digital do Estado, das empresas e dos cidadãos em geral, prevê o incremento das competências digitais como fator inclusivo dos trabalhadores e transformador da economia portuguesa.
  • Importa, neste contexto, incrementar a capacidade de resposta dos trabalhadores aos grandes desafios tecnológicos do século XXI e, deste modo minimizar o seu impacto, garantindo a inclusão digital, reter o emprego e fomentar a empregabilidade.
  • A formação profissional e o reforço das qualificações constituem instrumentos cruciais para colmatar necessidades já existentes e tendencialmente crescentes de capacitação, nomeadamente das empresas nacionais para a economia digital, bem como dos agentes individuais numa perspetiva de reforço das suas oportunidades de emprego e salariais.
  • Importa, assim, potenciar as competências digitais como fator inclusivo dos trabalhadores e transformador da economia e promover a capacitação e inclusão digital das pessoas e a transformação das empresas, contribuindo deste modo para a respetiva competitividade.
  • Neste quadro, através de Acordo de Cooperação outorgado entre o IEFP, I.P., a Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e a Estrutura de Missão Portugal Digital foi implementado, no âmbito do Projeto EMPREGO + DIGITAL, um Programa de formação para a (re)qualificação de ativos empregados para a área digital, quer ao nível das Tecnologias da Informação e Comunicação, quer ao nível da operação digital de equipamentos e da sua manutenção ou outros considerados pertinentes.
  • O Programa será executado através da outorga de acordos de cooperação específicos que assumirão natureza idêntica entre si, celebrados entre o IEFP, I.P., e cada uma das associações empresariais associadas da CIP, neste caso a APICER.
  • O Programa é desenvolvido pelo IEFP, I.P., através da sua rede de centros de gestão direta e protocolar, nomeadamente o CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria de Cerâmica.

Este programa é dirigido aos ativos empregados de todas as empresas cerâmicas, nomeadamente associadas da APICER.

A formação poderá ser realizada nas empresas participantes em consonância com as necessidades que sejam identificadas.

As empresas cerâmicas interessadas poderão contactar a Eng. Rosa Rocha no Cencal.