OBJETIVOS
A formação visa desenvolver competências criativas aplicadas à cerâmica e ao design, estimulando a experimentação e a inovação. Através de metodologias práticas e reflexivas, os formandos irão explorar processos criativos desde a investigação até à materialização de um projeto final.
DESTINATÁRIOS
Jovens designers; Todos os profissionais interessados em desenvolver competências relacionadas com a importância do desenvolvimento de produto na indústria.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 06.02.2026. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
Formador:
Dra. Tania Gonçalves (Licenciada em Design. Formadora na área de cerâmica.)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime Presencial.
RESUMO DO PROGRAMA:
1.Criatividade e Processos Criativos - Conceito de criatividade, Pensamento criativo e pensamento crítico; Bloqueios criativos e estratégias de superação; Ferramentas criativas. 2. Pesquisa, Observação e Referências - Observação do quotidiano, da natureza e do território; Pesquisa visual e conceptual; Referências na cerâmica e no design contemporâneo; Influências culturais e identidade; Construção de painéis de inspiração. 3. Experimentação de Materiais e Técnicas - Exploração de texturas, volumes e superfícies; Técnicas tradicionais vs. abordagens contemporâneas; Mistura de materiais e técnicas; O erro, o acaso e a improvisação como ferramentas criativas. 4. Forma, Função e Narrativa - Relação entre forma, função e estética; Objeto utilitário, decorativo e artístico; Conceito, intenção e storytelling; Design emocional e experiência do utilizador; Desenvolvimento conceptual de peças. 5.Desenvolvimento de Projeto Criativo; Definição do conceito do projeto final; Planeamento e prototipagem; Registo e documentação do processo criativo; Acompanhamento individual dos projetos; Ajustes e reformulação.