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Inteligência Artifical para Administrativos - E-Learning / Formação a Distância

Código
481TI994.26
Data
2026-02-03 - 2026-02-12
Horário
3ª e 5ª, das 19h às 22h
Duração
12 horas
Local
Alcobaça
Preço
-

OBJETIVOS

Fornecer aos participantes conhecimentos para: Reconhecer os conceitos fundamentais da Inteligência Artificial e as suas aplicações no contexto administrativo; Explorar ferramentas de IA úteis para a execução e otimização de tarefas administrativas; Aplicar de forma prática recursos de IA na redação, organização e comunicação profissional; Promover o uso ético e responsável da IA no trabalho diário.


DESTINATÁRIOS

Profissionais administrativos e técnicos de apoio que pretendam adquirir noções básicas de Inteligência Artificial e aplicar ferramentas digitais no seu trabalho quotidiano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 02.01.2026. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Dra. Patrícia Pereira (Licenciada em Marketing e Advertising e pós-graduada em Marketing Digital.)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime à Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.


RESUMO DO PROGRAMA:

1.Enquadramento e conceitos básicos; O que é a Inteligência Artificial (IA); Principais tipos e aplicações da IA; Impacto da IA nas funções administrativas 2. Ferramentas de IA aplicadas ao trabalho administrativo; Assistentes virtuais e chatbots (ex.: ChatGPT, Copilot, Gemini); Ferramentas de automação de tarefas (ex.: Microsoft 365 Copilot, Google Workspace AI); Gestão de informação e redação automática de textos, relatórios e emails 3. Aplicações práticas; Exercícios práticos: criação de documentos, respostas automáticas e resumos; Organização de dados e apoio à tomada de decisão; Melhoria da comunicação interna e externa com apoio da IA