Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Criatividade, Inovação e Empreendedorismo - E-Learning / Formação a Distância

Código
347GE1089.26
Data
2026-01-21 - 2026-02-02
Horário
Sessões síncronas às 2ª e 4ª feira, das 20h às 22h.
Duração
25 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

Esta acção tem por finalidade capacitar os participantes para o entendimento da problemática económica da inovação bem como das dinâmicas do mercado, nomeadamente para o entendimento do valor da criatividade e da inovação como factores estratégicos na sociedade do conhecimento para incrementar a competitividade dos produtos e dos serviços e potenciar a riqueza do país. Igualmente se destina a entender a importância estratégica do empreendedorismo, fornecendo-lhe um conjunto de ferramentas para fazerem a interligação entre a inovação e a criação de valor (emprego e empresas) na sociedade actual, suscitando nomeadamente nos sectores emergentes, como na área das “indústrias criativas” motivação para a criação eventual do seu próprio emprego ou para o intraempreendedorismo (intrapreneurship) nas empresas já existentes. Será também dado relevo à compreensão das tendências de evolução em curso e à antecipação dos futuros possíveis, prováveis e desejáveis, abordando alguns dos conceitos da prospectiva estratégica. Finalmente vão conhecer os principais financiamentos públicos nacionais e comunitários à inovação e ao empreendedorismo.


DESTINATÁRIOS

Empresários, gestores e quadros, incluindo funcionários públicos, com responsabilidades na área da gestão.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 22.12.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dr. Pedro Simões (Mestre em Inovação em Empreendimento. Formador na área de Gestão e Empreendedorismo.)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

E.LEARNING - ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: as sessões de formação não são presenciais e dividem-se entre sessão síncrona e assíncrona. Sessão Síncrona – aquela que é desenvolvida em tempo real e que permite aos formandos interagirem com os formadores e com os seus pares — Plataforma Teams. Sessão Assíncrona – aquela que é desenvolvida em tempo não real, em que os formandos trabalham autonomamente. Nestas sessões o formando terá atividades e tarefas para realizar. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas — Plataforma Moodle. Cada participante necessita de um computador com câmara e microfone e com acesso a uma ligação de banda larga à internet e deve possuir competências básicas para lidar com Tecnologias de Comunicação e Informação.


RESUMO DO PROGRAMA:

1. Inovação e criatividade, gestão dos processos de inovação e direitos de propriedade intelectual e industrial. 2. Tecnologia e competitividade. Sistema Nacional de Inovação. Politicas europeias para a inovação. Benchmarking em termos de inovação com as principais economias mundiais. Scoreboards europeus para a inovação e criatividade. 3. Empreendedorismo. Importância estratégica do conceito. O Livro Verde “Espírito Empresarial da União Europeia”. As tendências futuras do empreendedorismo. 4. Dimensão estratégica da criatividade, da inovação e de outras variáveis como o design, o marketing e o financiamento no empreendedorismo. 5. As “Indústrias e clusters criativos”. Histórias de sucesso no mundo e fatores críticos. 6. Promoção do empreendedorismo. Proteção da Propriedade Industrial. 7. Estudos de caso e análise dos guias do empreendedorismo. 8. Noções da prospetiva estratégica. 9. Financiamento nacional e europeu à inovação e ao empreendedorismo.