Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

IRC para Empresários - E-Learning / Formação a Distância

Código
344GE1078.26
Data
2026-01-21 - 2026-01-22
Horário
4ª e 5ª feira, das 9h às 13h
Duração
8 horas
Local
Alcobaça
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Descrever, interpretar e aplicar os conceitos afetos ao imposto sobre o rendimento de pessoas coletivas (IRC).


DESTINATÁRIOS

Profissionais de empresas ou por conta própria.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 19.12.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Dra. Chantal Machado (Licenciada em Gestão de Empresas. Mestre em Economia e Contabilidade. Formadora na área de Contabilidade e Gestão Financeira.)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime à Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.


RESUMO DO PROGRAMA:

1. Incidência do IRC : Incidência real ou objetiva; Incidência pessoal ou subjetiva; Base do imposto; Entidades que exercem a título principal uma atividade industrial, comercial ou agrícola; Entidades não residentes com estabelecimento estável em território português. 2. Isenções do IRC: Isenções reais; Isenções pessoais. 3. Apuramento da matéria coletável; Lucro tributável das entidades que exercem a título principal uma atividade de natureza comercial, industrial e agrícola e das entidades não residentes com estabelecimento estável em território português; Rendimentos; Gastos – regime dos ajustamentos e das provisões; Periodização do lucro tributável; Regime da transparência fiscal; Regime das depreciações e amortizações; Derrama; Tributações autónomas; Reporte de prejuízos; Benefícios Fiscais. 4.Liquidação e pagamento; Cálculo do Imposto; Deduções à coleta; Retenções na fonte; Dispensa de retenção na fonte; Pagamentos por conta; Obrigações declarativas e seu preenchimento.