OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes a aquisição de competências pedagógicas para o exercício da função de formador no âmbito das suas qualificações profissionais. Este curso está aprovado pelo IEFP e possibilita o acesso ao Certificado de Competências Pedagógicas de Formador.
DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas de Cerâmica, Vidro, Marcenaria, Programação e Engenharia Informática, Gestão da Produção Industrial e Manutenção Industrial, Design Gráfico e Multimédia, com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: os candidatos com o 12º ano têm de ter 5 ou mais anos completos de experiência profissional comprovada (comprovativo da entidade patronal ou da Segurança Social a apresentar no ato de inscrição. O comprovativo tem de especificar as funções desempenhadas em cada entidade empregadora e as datas de início e fim das mesmas).
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. A inscrição só ficará completa com o envio para o Cencal do Currículo do candidato e cópia do certificado de habilitações escolares (no caso de certificados estrangeiros terão de apresentar a equivalência aos estudos portugueses). Os candidatos admitidos terão de pagar uma joia de participação no valor de 200€.
Formador:
Dra. Célia Silva (Licenciada em Sociologia. Especializada em Comportamento Organizacional e Formação Pedagógica de Formadores). Dr. Pedro Vicente (Licenciado em Som e Imagem. Especializado em Técnicas Gráficas e Multimédia)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
Formação presencial
RESUMO DO PROGRAMA:
1. Formador—Sistema, Contextos e Perfil. 2. Simulação Pedagógica Inicial. 3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação. 4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas. 5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação. 6. Recursos Didáticos e Multimédia. 7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem. 8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens. 9. Simulação Pedagógica Final.