OBJETIVOS
A formação de Técnicas de Vidração tem como principal objetivo proporcionar aos formandos um domínio aprofundado dos procedimentos necessários para a aplicação de vidrado em peças cerâmicas, por meio das técnicas de imersão e pulverização. Adicionalmente, os alunos serão capacitados na execução de decorações com vidrado, utilizando diversos métodos de reservas e isolamentos, como cera, látex e recortes, criando efeitos visuais exclusivos. O programa abrange tanto os processos de preparação das superfícies e aplicação dos vidrados, como também as etapas de cozedura, garantindo que os formandos adquirem a competência técnica necessária para produção de peças.
DESTINATÁRIOS
Ceramistas, designers, pintores/ decoradores cerâmicos, operadores cerâmicos, artesãos, professores, com ou sem conhecimentos de cerâmica.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 15.04.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
Formador:
Filipa Betes (Ceramista e Pintora Cerâmica. Formadora de Decoração Cerâmica no Cencal)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.RESUMO DO PROGRAMA:
Identificação e caracterização do tipo de produtos a vidrar; Seleção e caracterização dos vidrados a utilizar; Equipamentos, ferramentas e utensílios para vidração; Vidração por imersão, pulverização e aplicação a pincel/bisnaga; Preparação das peças para vidragem; Controlo dos vidrados (densidade); Acabamentos e retoques; Cozedura – métodos de enforna e desenforna (seleção de peças em conformidade com a capacidade do forno);