OBJETIVOS
Pretende-se com esta ação que os formandos adquiram ou aprofundem conhecimentos técnicos/ específicos sobre as pastas que utilizam como suporte dos seus trabalhos em cerâmica. Para tal serão fornecidas competências base para: identificar diferentes tipos de argilas e reconhecer as pastas a que se destinam; conhecer os diferentes tipos de pastas e as suas caraterísticas diferenciadoras.
DESTINATÁRIOS
Ceramistas, designers, pintores/ decoradores cerâmicos, artesãos, professores, com ou sem conhecimentos de cerâmica.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 11.09.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
Formador:
Eng. Alexandra Silva (Engenheira Cerâmica. Formadora de Processo Cerâmico no Cencal)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.RESUMO DO PROGRAMA:
Classificação dos cerâmicos argilosos e suas principais caraterísticas; Principais componentes das pastas cerâmicas argilosas e suas funções; Plasticidade de diferentes tipos de argilas; Ensaios de caraterização de pastas (execução de provetes; cozeduras a várias temperaturas; cálculo de módulos de rotura em cru e em cozido a diferentes temperaturas; cálculo de % de contração h/s, s/c e total; cálculo de % de absorção; cálculo de % de perda ao rubro; curva dilatométrica – acordo pasta/ vidrado); Controlo reológico de barbotinas e testes de formação de parede.