OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Este curso tem como objetivo dotar os participantes das competências e skills que lhes permitam liderar e gerir utilizando o conceito de Inteligência Emocional.
DESTINATÁRIOS
Dirigentes, diretores técnicos e outros quadros superiores.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 12.03.2025 . Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
Formador:
Dra. Filipa Tavares (Licenciada em Psicologia Social. Especializada em Comportamento Organizacional.)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
Organização da Formação: esta ação será realizada em regime presencial.
RESUMO DO PROGRAMA:
1. Introdução à Liderança e Inteligência Emocional Definição de liderança: características e estilos; O que é Inteligência Emocional?; Componentes da inteligência emocional; A importância da inteligência emocional para líderes. 2. Autoconsciência e Autocontrole Como identificar e nomear emoções; A importância da autoconsciência para um líder; Técnicas de autocontrole e autorregulação emocional; Como lidar com emoções intensas no ambiente de trabalho. 3. Motivação e Liderança Positiva O impacto da motivação emocional na equipa; Como estabelecer metas claras e desafiadoras; Reconhecimento e feedback construtivo como ferramentas motivacionais; Liderança positiva e seu impacto. 4. Aplicar a Inteligência Emocional em grupos Dinâmicas de grupo e a aplicação da inteligência emocional; Como lidar com diferentes tipos de personalidade dentro de um grupo; Técnicas para lidar com resistência e criar coesão no grupo.