OBJETIVOS
Identificar as diferentes formas de motivação de equipas. Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa. Definir tarefas e responsabilidades dos elementos da equipa. Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes. Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade. Transmitir práticas de boa conduta em ambiente florestal.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de empresas ou por conta própria e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 4º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 07.04.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Dra. Paula Ferreira (Licenciada em Psicologia. Especializada em Comportamento Organizacional.)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.RESUMO DO PROGRAMA:
- Coordenação da equipa • Formas de organização da equipa • Desafios e oportunidades • Comunicação com assertividade na liderança • Distribuição de tarefas e complementaridade dos elementos da equipa • Motivação da equipa para um desempenho de excelência • A existência de preferências pessoais e o seu reflexo na equipa e nas funções de liderança - A equipa de trabalho • Fenómenos e dinâmicas próprias • Relação de trabalho da equipa perante o líder • Relação de trabalho entre os elementos da equipa • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda - Gestão de conflitos no desenvolvimento do trabalho em equipa • Origem e fonte de conflitos • Atitude tranquila numa situação de conflito • Como lidar com os desacordos e conflitos • Como motivar os elementos da equipa • Consequências de situações de conflitos - O relacionamento dos elementos da equipa • Respeito mútuo entre líder e colegas • Valorização pessoal e profissional • Equilíbrio nas sugestões, problemas e necessidades dos outros • Funções e responsabilidades individuais • Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho - Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa • Capacidade de resolução de conflitos • Impacto da comunicação no relacionamento humano • Comportamentos que facilitam e dificultam a comunicação e o entendimento