OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Elaborar um orçamento familiar, identificando rendimentos e despesas e apurando o respetivo saldo. Avaliar os riscos e a incerteza no plano financeiro ou identificar fatores de incerteza no rendimento e na despesa. Distinguir entre objetivos de curto prazo e objetivos de longo prazo. Utilizar a conta de depósito à ordem e os meios de pagamento. Distinguir entre despesas fixas e variáveis e entre despesas necessárias e supérfluas.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s ou por conta própria e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 03.03.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Dra. Chantal Machado (Licenciada em Gestão de Empresas. Mestre em Economia e Contabilidade. Formadora na área de Contabilidade e Gestão Financeira.)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime à Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante necessita de um computador com câmara e microfone e com acesso a uma ligação de banda larga à internet e deve possuir competências básicas para lidar com Tecnologias de Comunicação e Informação.
RESUMO DO PROGRAMA:
UF 9820- Orçamento familiar: Fontes de rendimento: salário, pensão, subsídios, juros e dividendos, rendas; Deduções ao rendimento: impostos e contribuições para a segurança social; Distinção entre rendimento bruto e rendimento líquido. Tipos de despesas: Despesas fixas (e.g. renda de casa, escola dos filhos, pagamento de empréstimos); Despesas variáveis prioritárias (e.g.: alimentação); Despesas variáveis não prioritárias; A noção de saldo como relação entre os rendimentos e as despesas. Planeamento do orçamento: Distinção entre objetivos de curto e de longo prazo; Cálculo das necessidades de poupança para a satisfação de objetivos no longo prazo; A poupança. Fatores de incerteza: No rendimento (e.g. desemprego, divórcio, redução salarial, promoção); Nas despesas (e.g. doença, acidente). Precaução: Constituição de um ´fundo de emergência´ para fazer face a imprevistos; Importância dos seguros (e.g. acidentes, saúde). Conta de depósitos à ordem: Abertura da conta à ordem: elementos de identificação; Tipo de conta: individual, solidária e conjunta; Movimentação e saldo da conta: saldo disponível, saldo contabilístico e saldo autorizado; Formas de controlar os movimentos e o saldo da conta à ordem; Custos de manutenção da conta de depósitos à ordem; Descobertos autorizados em conta à ordem: vantagens e custos. Meios de pagamento: Notas e moedas; Cheques: tipos de cheques (e.g. cruzados, não à ordem), endosso; Débitos diretos: domiciliação de pagamentos, cancelamento; Transferências interbancárias; Cartões de débito; Cartões de crédito.