OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Identificar os desafios e problemas como oportunidades. Identificar ideias de criação de pequenos negócios, reconhecendo as necessidades do público-alvo e do mercado. Descrever, analisar e avaliar uma ideia de negócio capaz de satisfazer necessidades. Identificar e aplicar as diferentes formas de recolha de informação necessária à criação e orientação de um negócio. Reconhecer a viabilidade de uma proposta de negócio, identificando os diferentes fatores de sucesso e insucesso. Reconhecer as características de um negócio e as atividades inerentes à sua prossecução. Identificar os financiamentos, apoios e incentivos ao desenvolvimento de um negócio, em função da sua natureza e plano operacional.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s ou por conta própria e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 17.01.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Dr. Rui Carreira (Licenciado em Marketing e Publicidade. Mestre em Gestão. Formador na área de Gestão e Empreendedorismo.)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
E.LEARNING - ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: as sessões de formação não são presenciais e dividem-se entre sessão síncrona e assíncrona. Sessão Síncrona – aquela que é desenvolvida em tempo real e que permite aos formandos interagirem com os formadores e com os seus pares — Plataforma Teams. Sessão Assíncrona – aquela que é desenvolvida em tempo não real, em que os formandos trabalham autonomamente. Nestas sessões o formando terá atividades e tarefas para realizar. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas — Plataforma Moodle. Cada participante necessita de um computador com câmara e microfone e com acesso a uma ligação de banda larga à internet e deve possuir competências básicas para lidar com Tecnologias de Comunicação e Informação.
RESUMO DO PROGRAMA:
UF 7853: Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio. Identificação e satisfação das necessidades. Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio. Das oportunidades às ideias de negócio. Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes. Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado. Tipo de informação a recolher. Análise de experiências de criação de negócios. Modelos de negócio. Definição do negócio e do target. Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios. Desenvolvimento e validação da ideia de negócio. Análise do negócio a criar e sua validação prévia. Análise crítica do mercado. Análise crítica do negócio e/ou produto. Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social. Tipos de negócio. Natureza e constituição jurídica do negócio. Contacto com entidades e recolha de informação no terreno.