OBJETIVOS
Fornecer aos participantes conhecimentos aprofundados de inglês, nomeadamente : Reconhecer a importância da comunicação e desenvolver estratégias e técnicas para a promoção de uma comunicação interpessoal eficaz. Fornecer ferramentas essenciais para atuar eficazmente como facilitador(a). Refletir sobre a intervenção adequada como facilitador(a) em diferentes tipos de processos. Planear e estruturar a informação de forma a transmiti-la eficazmente, a par da realização de apresentações dinâmicas e persuasivas. Mobilizar as capacidades de comunicação verbal e gestual do profissional, bem como atender às características culturais na realização de apresentações.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s ou por conta própria e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 18.04.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão que apresentar uma declaração do Centro de emprego ou Segurança Social.
Formador:
Dr. Rui Carreira (Licenciado em Marketing e Publicidade. Mestre em Gestão.)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime à Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante necessita de um computador com câmara e microfone e com acesso a uma ligação de banda larga à internet e deve possuir competências básicas para lidar com Tecnologias de Comunicação e Informação.
RESUMO DO PROGRAMA:
UF 4641 1. Comunicação — Importância da comunicação; Factores de impacto na comunicação verbal e não verbal; Obstáculos e barreiras a uma comunicação eficaz; Principais estratégias e técnicas para uma comunicação eficaz. 2. Moderação — Reuniões tradicionais vs reuniões facilitadas; Facilitador e participantes; Facilitação – fases do processo; Perfil e tarefas do facilitador; Aspectos logísticos; Técnicas de comunicação; Inventário de metodologias; Processo facilitado – estruturação, execução e intervenções pós-processo; Perfil dos «actores» em processos facilitados – facilitador e participantes; Formatos específicos; Facilitadores em equipa; Facilitador externo versus facilitador interno. 3. Técnicas de Apresentação e visualização—Competências para falar em público. 4. Planeamento e a organização das apresentações; Planeamento da apresentação em função dos objetivos e da audiência; Etapas da apresentação´; Métodos, técnicas e meios auxiliares. 5. Desenvolvimento da apresentação — Sinais da audiência; “Gerir” a relação com a audiência; Lidar com perguntas e objeções