OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Aplicar técnicas de comunicação assertiva. Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação. Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação. Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s ou por conta própria e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 15.07.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Dra. Paula Ferreira (Licenciada em Psicologia. Especializada em Comportamento Organizacional.)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
E.LEARNING - ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: as sessões de formação não são presenciais e dividem-se entre sessão síncrona e assíncrona. Sessão Síncrona – aquela que é desenvolvida em tempo real e que permite aos formandos interagirem com os formadores e com os seus pares — Plataforma Teams. Sessão Assíncrona – aquela que é desenvolvida em tempo não real, em que os formandos trabalham autonomamente. Nestas sessões o formando terá atividades e tarefas para realizar. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas — Plataforma Moodle. Cada participante necessita de um computador com câmara e microfone e com acesso a uma ligação de banda larga à internet e deve possuir competências básicas para lidar com Tecnologias de Comunicação e Informação.
RESUMO DO PROGRAMA:
UF 9205 - 1. Processo de comunicação e estilos comunicacionais - Elementos intervenientes no processo de comunicação. Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação. Barreiras internas e externas à comunicação. Fatores facilitadores da comunicação. 2. Comunicação assertiva - Características dos diferentes estilos comunicacionais. Particularidades e vantagens do perfil assertivo. Componentes verbais e não verbais da comunicação assertiva. Técnicas de comunicação assertiva. 3. Processamento interno da informação - Processamento fonético. Processamento literal (significado). Processamento reflexivo (empático) 4. Utilização das perguntas no processo de comunicação- Abertas. Fechadas. Retorno. Reformulação. Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem.