OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para : Identificar os diferentes tipos de acidentes. Reconhecer o serviço nacional de proteção civil. Reconhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças profissionais.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s, por conta própria e funcionários públicos e desempregados, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 10.01.2025. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Samuel Dias (Técnico do INEM. Especializado em Socorrismo)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de FormaçãoMetodologias
Organização da Formação: esta ação será realizada em regime presencial.
RESUMO DO PROGRAMA:
UF3564- 1. Tipos de acidente: Comportamento perante o sinistrado - Prevenção do agravamento do acidente - Alerta dos serviços de socorro público - Exame do sinistrado - Socorros de urgência - Primeiros socorros e conselhos de prevenção nos diferentes casos de dificuldade respiratória - Dificuldades respiratórias – descrição - Socorros de urgência - Reanimação cardio-respiratória. Feridas, fraturas, acidentes respiratórios, acidentes digestivos, acidentes pelos agentes físicos, envelhecimento. Acidentes inerentes à profissão - Queimadura - Por corrente eléctrica - Hemorragia externa por ferimento (corte) - Comportamento a seguir - Esterilização dos instrumentos - Prevenção dos acidentes de trabalho, supressão de risco, proteção coletiva, proteção individual, sinalização. 2. Serviço Nacional de Proteção Civil: Socorrismo e realidade. 3. A profissão confrontada com a doença: Prevenção de acidentes e doenças profissionais - Higiene do profissional - Higiene do meio ambiente. Revisão de atuação em diferentes casos - Revisão dos efeitos tardios em certos acidentes.