Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Língua estrangeira - iniciação - inglês - Modular

Código
010FB059.25
Data
2025-01-13 - 2025-02-24
Horário
sessões síncronas às 2ª e 4ª feira, das 20h às 22h
Duração
50 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

Fornecer aos participantes conhecimentos básicos de inglês, nomeadamente : - Compreender textos orais e escritos adequados às diferentes situações e objetivos comunicativos; - Produzir enunciados orais e escritos que respondam a necessidades específicas de comunicação. - Contactar com a cultura dos países de expressão inglesa.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de empresas e ativos por conta própria, incluindo funcionários públicos, sem conhecimentos básicos de inglês, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano de escolaridade.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 15.12.2024. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dra. Tânia Guerra (Licenciada em Tradução. Formadora na área da Língua Inglesa.)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

E.LEARNING - ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: as sessões de formação não são presenciais e dividem-se entre sessão síncrona e assíncrona. Sessão Síncrona – aquela que é desenvolvida em tempo real e que permite aos formandos interagirem com os formadores e com os seus pares — Plataforma Teams. Sessão Assíncrona – aquela que é desenvolvida em tempo não real, em que os formandos trabalham autonomamente. Nestas sessões o formando terá atividades e tarefas para realizar. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas — Plataforma Moodle.  Cada participante necessita de um computador com câmara e microfone e com acesso a uma ligação de banda larga à internet e deve possuir competências básicas para lidar com Tecnologias de Comunicação e Informação.


RESUMO DO PROGRAMA:

Competências de interpretação : Ouvir/Ver - Compreensão de textos simples, relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos - Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos - Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros). Ler - Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano - Deteção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros) - Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos - Perceção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos - Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes - Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito – Participação em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade. Competências de produção : Falar/Escrever - Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal - Produção, simples, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista - Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta - Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito - Participação, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da atualidade - Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana - Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação - Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais - Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.