OBJETIVOS
Compreender os diferentes tipos de engobes e perceber em que situações e para que fins são utilizados. Desenvolvimento de vários engobes, formulação, preparação e realização de ensaios destes. Experimentação da reação destes engobes em contacto com diferentes vidrados.
DESTINATÁRIOS
Técnicos e operadores de cerâmica, ceramistas, designers, artesãos, professores.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 16.09.2024. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
Formador:
Álvaro Nogueira (Licenciado em Design do Produto—Cerâmica. Ceramista)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.RESUMO DO PROGRAMA:
- O que é o engobe. Tipos de engobes, como fazer um engobe, principais matérias primas utilizadas na elaboração de engobes e as suas funções. – Realização de testes sobre placas de ensaio. - Experimentação dos engobes sobrepostos com diferentes vidrados. - Perceber como funcionam estes engobes, sozinhos e a sua influência no vidrado - Elaboração de uma peça simples com técnicas de conformação manual para a aplicação de engobes. - Técnicas de aplicação de engobe. - Vidragem destas peças. - Enforna, cozedura e desenforna.