Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Oficina de Vidro Soprado - Formação Contínua Extra CNQ

Código
215VI314.24
Data
2024-02-24 - 2024-03-02
Horário
Sábado e Domingo, das 9h às 17h
Duração
18 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

Fornecer competências base para: Identificar a organização espacial da oficina e os respetivos fluxos de movimento e direção dos diversos intervenientes da produção. Reconhecer e aplicar a sucessão de gestões técnicos necessários à produção manual de peças de vidro soprado.


DESTINATÁRIOS

Ceramistas, designers, artesãos, professores e outros profissionais.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 24.01.2024. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Arlindo Francisco e Noel Francisco (Vidreiros) e Sandro Matias (Profissional de Acabamentos em Vidro)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime Presencial.


RESUMO DO PROGRAMA:

Orientação no espaço de trabalho — Fluxos de movimento e Direções. Massa vítrea. Temperaturas de trabalhabilidade — Viscosidade. Aplicação de cor e outros materiais compatíveis com o vidro. Ferramentas – tipos e caraterísticas. Processo de produção: Aquecimento da cana ou pontel; Ordem sequencial das operações de produção: Colheita de massa vítrea, Permanência da massa vítrea na cana, Sopro, Intensidade do sopro, Duração do sopro, Calda, Conformação da peça manualmente (Maços, Jornal, Tábuas). Recozimento. Princípios do acabamento: Etapas do acabamento e Técnicas de acabamento. Postura corporal – princípios ergonómicos