OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para : Identificar os principais modelos e formas de organização do trabalho, com ênfase nas formas de participação dos trabalhadores e seus representantes em matéria de segurança no trabalho. Reconhecer as metodologias e critérios de avaliação de riscos associados à carga física e mental do trabalho e à organização do tempo de trabalho, numa perspetiva de otimização das interações Homem-Sistema.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s ou por conta própria e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 31.10.2024. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
Formador:
Dra. Angélica Mateus (Licenciada em Engenharia do Ambiente. Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime à Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.
RESUMO DO PROGRAMA:
UF 5372—1. Componentes fundamentais dos processos produtivos. 2. Modelos e formas de organização do trabalho: Fatores de penosidade associados. 3. Novas formas de organização do trabalho - ex: rotação de tarefas; alargamento de tarefas; enriquecimento de tarefas. 4. Organização do trabalho – conceitos, metodologia e critérios de avaliação de riscos associados: - Carga física do trabalho: Esforços; Posturas; Trabalho sentado; Trabalho em pé. - Carga mental do trabalho: Trabalho monótono; Trabalho repetitivo. - Organização do tempo de trabalho: Trabalho por turnos; Trabalho noturno.