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Ética e Deontologia na Organização do Trabalho em Equipa - E-Learning / Formação a Distância

Código
623RH283.24
Data
2024-12-04 - 2024-12-19
Horário
4ª e 5ª feira, das 9h às 13h
Duração
25 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

Caracterizar o conceito de liderança de equipas. Reconhecer os limites da autoridade no relacionamento com a equipa. Motivar ativamente o potencial único de cada profissional, de forma a contribuir para a excelência no trabalho em equipa. Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes. Organizar o trabalho de equipa. Orientar para resultados e avaliar o desempenho da equipa.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de PME´s ou por conta própria e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 4º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 31.10.2024. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dra. Filipa Tavares (Licenciada em Psicologia Social e das Organizações. — Especializada em Comportamento Organizacional.)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime a Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.


RESUMO DO PROGRAMA:

1. Liderança - O chefe da equipa: Responsabilização. Âmbito e limites da autoridade no relacionamento com a equipa. Economia de movimentos. Produtividade. Melhoria da qualidade. 2. Exigências éticas: Discrição. Consciência dos valores hierárquicos. Sentido de disciplina. Disponibilidade, pontualidade, assiduidade. 3. Fatores deontológicos: Capacidade de organização e de realização profissional. Sentido de antecipação. Boa cultura geral Facilidade de expressão oral e escrita. Criatividade. Polivalência. Facilidade nas relações interpessoais. Vivência do sentido da solidariedade social. Sentido da obrigação da competência. 4. Exigências em relação à organização: Participação nos objetivos da organização. Promoção do desenvolvimento da imagem da organização. Utilização de materiais e equipamentos. Discernimento de julgamento em eventuais situações de conflito. Sigilo profissional. 5. Exigências em relação a si próprio/a e às suas funções: Competências. Aptidões. Responsabilidade na tomada de decisões e ações. Uso dos conhecimentos e experiências no sentido da produtividade. Objetividade (análise racional dos factos). 6. Exigências em relação aos colegas da equipa: Respeito pela dignidade da pessoa humana. Valorização pessoal e profissional dos colegas. Consideração por sugestões, problemas e necessidades dos outros. Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho. 7. Exigências em relação ao público: Respeito e confiança. Comunicação bilateral. 8. Organização do trabalho: Inventariação das atividades a desenvolver e sua priorização. Planeamento e organização do trabalho. Regras fundamentais da gestão do tempo. Dinamização da equipa de trabalho. Funções e responsabilidade de cada um no trabalho da equipa. Exigência do cumprimento do trabalho. Desenvolvimento de planos de ação para melhoria do desempenho utilizando. regras básicas de gestão do tempo e de organização pessoal