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Comunicação Interpessoal e Institucional - E-Learning / Formação a Distância

Código
213GE905.24
Data
2024-03-20 - 2024-04-22
Horário
2ª e 4ª feira, das 20h às 22h 30m
Duração
25 horas
Local
Alcobaça
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Reconhecer o processo de comunicação interpessoal e institucional. Realizar as operações intrínsecas ao processo de comunicação institucional.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de PME´s ou por conta própria, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 19.02.2024. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dra. Margarida Mateus (Licenciada em Economia. Especializada em Comportamento Organizacional.)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime à Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF328– 1. Comunicação interpessoal: Comunicação interpessoal – conceitos gerais: Discussão; Conflito; Consenso; Negociação; Argumentação e persuasão; Concessão; Prova; Confiança; Escuta; Influência. Análise de comportamentos individuais e em grupo. Gestão de fluxos de comunicação entre ambientes culturais diferentes. Técnicas de apresentação e de argumentação em contexto negocial. Condução de uma negociação ou de outra atividade de grupo com aplicação de estratégias adequadas a tipos de situações e contextos. Adaptação à audiência numa ação de formação da linguagem e métodos de comunicação. Técnicas de animação de uma reunião, de uma discussão eletrónica de grupo ou de uma comunidade virtual. 2. Comunicação institucional: Comunicação institucional – fundamentos gerais: Edição; Carta gráfica; Multimédia; Montagem; Revista de imprensa, Desdobrável e encarte; Publicidade de produto e institucional; Stand eexposição; Afixação e painel; Organização virtual; Redes de comunicação. Utilização de meios de difusão: Magnetoscópio; Retroprojetor, projetor vídeo e data-show; CD-ROM; Câmara de vídeo, câmara digital e máquina fotográfica; Televisão; Banco de imagens ou de vídeo; Internet. Identificação de mensagens dirigidas à organização: Mensagens postais e eletrónicas. Meios de comunicação social. Preparação de elementos de informação para o exterior da organização: Dossiê de imprensa; Comunicados de imprensa; Notícias; Newsletters; Folhetos e desdobráveis. Análise de necessidades de comunicação institucional. Redação do caderno de encargos para prestação de serviços de comunicação e acompanhamento do processo: Fotógrafo, jornalista e cineasta; Agência. Montagem de textos e ilustrações. Preparação de exposições na organização ou em eventos externos.