Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Laboratório de Comptências Sociais - E-Learning / Formação a Distância

Código
762RH243.23
Data
2023-09-11 - 2023-10-18
Horário
sessões síncronas às 2ª e 4ª feira, das 20h às 22h.
Duração
50 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos para : Identificar as competências sociais do/a Técnico/a de Apoio Psicossocial. Reconhecer a importância do desenvolvimento social deste profissional. Reconhecer a relação entre sentimentos e emoções. Aplicar técnicas de comunicação na intervenção social.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de PME´s, por conta própria e funcionários públicos, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com mais do 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 19.07.2023. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dra. Célia Silva (Licenciada em Sociologia. Especializada em Comportamento Organizacional)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

E.LEARNING - ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: as sessões de formação não são presenciais e dividem-se entre formação síncrona e assíncrona. Sessão Assíncrona – aquela que é desenvolvida em tempo não real, em que os formandos trabalham autonomamente. Nestas sessões o formando terá atividades e tarefas para realizar. Tem total flexibilidade em termos de horário para realizar essas tarefas. Apenas é necessário cumprir a calendarização definida e o prazo de conclusão dessas mesmas tarefas (utilização da plataforma Moodle) . Sessão Síncrona – aquela que é desenvolvida em tempo real e que permite aos formandos interagirem com os formadores e com os seus pares.  (Plataforma Teams). Cada participante necessita de um computador com câmara e microfone e com acesso a uma ligação de banda larga á internet e deve possuir competências básicas para lidar com Tecnologias de Comunicação e Informação.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF10383- Autoconhecimento e representação social: Autoconhecimento e as relações com os outros; Conhecer os outros; Dinâmicas de grupo. Autoestima e eficácia pessoal em contexto social: Eu e os outros; Perceção e conhecimento interpessoal; Técnicas de dinâmicas de grupo. Comunicação: Comunicação na intervenção; Tipos de comunicação - oral, escrita e assertiva; Técnicas de dinâmicas de grupo. Literacia emocional: Distinção entre sentimentos/emoções; Identificar sentimentos nos outros; Sentimentos/comportamentos; Técnicas de dinâmicas de grupo. Resolução de problemas: Metodologias de resolução de Problemas Interpessoais; Técnicas de dinâmicas de grupo. Rede Social e conhecimento dos outros: A rede social como suporte ao relacionamento interpessoal; Técnicas de dinâmicas de grupo. Gestão de conflitos: Relações interpessoais e o conflito; Diferentes tipos de conflitos; Fontes e rastilhos de conflito; Conflito enquanto processo; Estilos pessoais de gestão de conflito; Conflito como oportunidade; Estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros; Técnicas de dinâmicas de grupo.