OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para : Identificar as competências pessoais do/a Técnico/a de Apoio Psicossocial. Promover o autoconhecimento pessoal. Desenvolver mecanismos de gestão emocional. Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s, por conta própria e funcionários públicos, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com mais do 12º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 23.04.2023. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Dra. Célia Silva (Licenciada em Sociologia. Especializada em Comportamento Organizacional)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime à Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.
RESUMO DO PROGRAMA:
UF10382- Autoconhecimento: Definição; Importância; Dimensões; Técnicas de dinâmicas de grupo. Autoestima e eficácia pessoal: Técnicas de dinâmicas de grupo. Comunicação: A importância da comunicação; Comunicação verbal e não-verbal; Tipos de comunicação (passivo, assertivo e agressivo); Técnicas de dinâmicas de grupo. Literacia emocional: Definição; Identificar sentimentos em si próprio; Sentimentos positivos e sentimentos negativos; Técnicas de dinâmicas de grupo. Resolução de problemas: Metodologias de resolução de problemas; Técnicas de dinâmicas de grupo. Rede social e conhecimento pessoal: Rede social; Rede social como suporte; Trabalho em equipa multidisciplinar; Técnicas de dinâmicas de grupo. Gestão de emoções: Componentes da gestão emocional; Quadro de competência emocional; Técnicas de dinâmicas de grupo. Gestão de stress: Stress – conceito e modelo explicativo; Causas e fatores primários de stress no trabalho; Sintomas de stress; Avaliação individual do grau de stress; Fases do stress; Formas individuais de lidar com o stress.