OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para : Distinguir tipos de conflitos. Reconhecer a importância dos princípios subjacentes ao processo de mediação intercultural. Identificar as diferentes fases e etapas do processo de mediação intercultural. Construir o guião de análise de conflitos em contexto de mediação intercultural. Aplicar técnicas de mediação de conflitos.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s, por conta própria e funcionários públicos, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com mais do 12º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 19.05.2023. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Dra. Denise Ribeiro (Licenciado em Sociologia. Especializada em Comportamento Organizacional)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.RESUMO DO PROGRAMA:
UF10920- Tipos de conflitos : Entre pessoas; Entre grupos; Entre comunidades; Entre instituições. Princípios da mediação intercultural : Neutralidade/Imparcialidade; Voluntariedade; Confiança; Todos/as ganham; Ajudar as partes; Legitimidade; Coprotagonismo das partes. Etapas do processo de mediação intercultural: Pré-mediação; Mediação: Aplicação do guião de análise do conflito; Pessoas - Identificar protagonistas (quem são os/as implicados/as diretamente no conflito), identificar sentimentos e emoções (como se sente cada pessoa envolvida) e a relação (qual a relação entre os protagonistas); Problemas - Identificar os assuntos (quais os problemas em questão), posições (que posturas adotaram as partes), interesses (qual o interesse de cada um) e necessidades (qual a finalidade); Processo - dinâmica do conflito, poder, solução colaborativa (qual o interesse das partes em encontrar uma solução). Técnicas de mediação de conflitos.