OBJETIVOS
Fornecer aos participantes conhecimentos para : Identificar, avaliar e a agir de forma a prevenir os riscos de trabalho.
DESTINATÁRIOS
Profissionais de PME´s ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 19.07.2023. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Eng. Fulvia Martins (Licenciada em Engenharia do Ambiente. Técnica Superiot de HST. Consultora e formadora na área de HST)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Metodologias
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime à Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.
RESUMO DO PROGRAMA:
UF 5432- 1. Avaliação de riscos profissionais: Avaliação de riscos – técnicas e mapa de riscos. Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia. Metodologias de avaliação dos riscos: Por setor de atividade; Por tipo de risco; Por profissão; Por operação; Por componente material do trabalho. 2. Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção: Metodologias e técnicas de identificação de perigos: Observação direta; Entrevistas; Consulta dos trabalhadores; Informação técnica especializada; Listas de matérias-primas; Produtos intermédios; Subprodutos; Resíduos e produtos finais; Rotulagem e fichas de segurança de produtos químicos; Listas de absentismo; Investigação de acidentes e incidentes. 3. Planos específicos de prevenção de riscos: Modelos de gestão da prevenção. Medicina do Trabalho. Planos de prevenção. Competências dos organismos fiscalizadores e de prevenção de riscos profissionais. Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais.