OBJETIVOS
Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Identificar e assegurar a gestão administrativa e o apoio logístico da atividade da organização. Utilizar instrumentos de gestão financeira.
DESTINATÁRIOS
Empresários, técnicos e outros profissionais de PME´s ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 15.02.2023. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.
Formador:
Dra. Maria Lurdes Pedro (Licenciada em Contabilidade e Fiscalidade. Consultora e Formadora na área financeira)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.RESUMO DO PROGRAMA:
UF 0332– 1. Técnicas de gestão administrativa: 1.1—Gestão administrativa – fundamentos: Correspondência; Entrada/saída de correspondência; Arquivo corrente; Reprografia; Registo; Plano de classificação; Correio eletrónico; Triagem. 1.2—Etapas dos procedimentos de gestão de correspondência em vários suportes: Abertura e distribuição de correspondência; Arquivo de documentos qualquer tipo de suporte; Em consonância com o plano de classificação; Triagem de documentos por emissor. 1.3—Correspondência profissional: Notas; Instruções; Cartas, ofícios/informações; Relatórios. 1.4—Gestão de agendas e dossiês. 1.5—Meios eletrónicos de comunicação. 1.6—Utilização de um programa de gestão de correio electrónico. 1.7—Utilizaçãode um programa de processamento de texto. 2. Técnicas de gestão financeira. 2.1—. Gestão financeira - fundamentos: Documento contabilístico; Plano contabilístico; IVA; Ordem de pagamento; Cabimentação; Caderno de encargos. 2.2—Contabilidade geral. 2.3—Operações correntes de controlo financeiro: Faturas de fornecedores; Notas de encomenda; Notas de entrega; Notas de expedição; Ordens de pagamento.