OBJETIVOS
Os azulejos fazem parte da arquitetura nacional desde sempre, mas, a sua aplicação no exterior de edifícios, iniciou-se no Brasil no Séc XVIII, com o objetivo de proteger as construções da forte pluviosidade e refletir o calor. Na cidade de Caldas da Rainha, encontram-se vários exemplares de azulejos de fachada, quer sejam em relevo, estampilha, arte nova ou contemporâneos, pretende-se nesta formação a reprodução ou recriação de alguns desses azulejos, utilizando materiais e técnicas da época dos mesmos.
DESTINATÁRIOS
Ceramistas, designers, pintores/decoradores cerâmicos, artesãos, professores, com conhecimentos base de pintura cerâmica.
OBSERVAÇÕES
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 17.07.2023. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
Formador:
Cláudia Feio (Licenciada em História. Especializada em História da Cerâmica), António Anunciação (Modelador Cerâmico), Maria Tereza Lima (Ceramista e Pintora Cerâmica)
Nota:
O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.RESUMO DO PROGRAMA:
Recolha de amostras fotográficas na cidade das Caldas da Rainha Realização em gesso de um molde de azulejo Decoração com vidrados ou tintas de água de um azulejo