Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Princípios de ergonomia e prevenção de acidentes e doenças profissionais - E-Learning / Formação a Distância

Código
862HS256.22
Data
2022-06-20 - 2022-07-11
Horário
2ª 4ª e 5ª , das 19h às 22h
Duração
25 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Identificar os conceitos e princípios fundamentais sobre ergonomia e prevenção de acidentes e doenças profissionais. Identificar os principais acidentes e doenças profissionais decorrentes da atividade do técnico familiar e de apoio à comunidade. Identificar técnicas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas. Caracterizar os meios técnicos auxiliares de apoio à mobilização e marcha. Reconhecer o papel dos meios técnicos auxiliares e das ajudas técnicas na prevenção de acidentes e doenças profissionais.


DESTINATÁRIOS

Gestores, técnicos e outros profissionais de PME´s ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 20.05.2022. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Eng. Pedro Marques (Engenheiro de Segurança no Trabalho. Especializado em Higiene e Segurança no Trabalho)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime a Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 7223—Conceitos básicos de ergonomia: Conceito de ergonomia; Conceito de postura de trabalho; Riscos relacionados com a postura de trabalho; Ergonomia e a sua aplicação nas tarefas do técnico familiar e de apoio à comunidade. Ergonomia e a sua aplicação na área dos posicionamentos: Risco ocupacional na manipulação de cargas; Riscos relacionados com a postura de trabalho; Princípios ergonómicos a respeitar. Principais acidentes e doenças profissionais decorrentes da atividade do técnico familiar e de apoio à comunidade: Riscos associados às tarefas; Riscos associados ao indivíduo/utente; Riscos associados ao ambiente; Outros riscos. Técnicas de prevenção de lesões músculo-esqueléticas: Na mobilização; No posicionamento; Na transferência e transporte. Papel dos meios auxiliares no posicionamento, mobilização e transferência: Pequenos e grandes meios auxiliares, suas características e funcionalidades: Regras de utilização. Utilização de ajudas técnicas de apoio à mobilização e marcha e suas funções: Andarilho; Canadianas; Bengalas e pirâmides; Muletas axilares; Cadeira de rodas.