Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Requisitos Gerais de Competências para Laboratórios:NP EN ISO/IEC 17025:2018 e Guias IPAC Aplicáveis - E-Learning / Formação a Distância

Código
543GA091.22
Data
2022-06-20 - 2022-06-21
Horário
2º e 3ª feira, das 9h às 17h
Duração
14 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

No final de ação de formação os participantes estarão habilitados com os conhecimentos necessários à implementação da norma NP EN ISO/IEC 17025:2018 relativa à acreditação de laboratórios.


DESTINATÁRIOS

Gestores e Técnicos de laboratório com a responsabilidade na implementação e gestão do sistema da Qualidade.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 23.05.2022. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Doutor Guiomar Medeiros (Licenciado e Doutorado em Engenharia Química. Formador e Auditor especializado na área de Qualidade em laboratórios)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime a Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.


RESUMO DO PROGRAMA:

1.Enquadramento geral da NP EN ISO/IEC 17025:2018 e guias IPAC aplicáveis. 2. Requisitos Gerais: Imparcialidade, Confidencialidade. 3. Requisitos de Estrutura. 4. Requisitos de Recursos: Gerais, Pessoal, Utilidades laboratoriais e Condições ambientais, Equipamento, Rastreabilidade Metrológica, Fornecedores externos de serviços e produtos. 5. Requisitos dos Processos: Revisão de pedidos, Propostas e Consultas, Seleção, verificação e validação de métodos, Amostragem, Manuseamento de amostras ou itens de calibração, Registos técnicos, Avaliação da incerteza de medição, Garantia da qualidade dos resultados, Apresentação de resultados, Reclamações, Gestão de trabalho não conforme, Controlo de dados – Gestão de Informação. 6. Requisitos do Sistema de Gestão: Opções, Sistema de gestão da documentação (opção A), Controlo do Sistema de Gestão da Documentação (opção A), Controlo de Registos (opção A), Ações para a identificação de riscos e oportunidades (opção A), Melhoria (opção A), Ações corretivas (opção A), Auditorias Internas (opção A), Revisão pela Gestão (opção A). *Anexo A – Rastreabilidade Metrológica. Anexo B – Sistema de Gestão