Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Planeamento e Gestão do Orçamento Familiar - E-Learning / Formação a Distância

Código
543GE830.22
Data
2022-10-11 - 2022-11-10
Horário
3ª e 5ª feiras das 19h às 22h.
Duração
25 horas
Local
Marinha Grande
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Elaborar um orçamento familiar, identificando rendimentos e despesas e apurando o respetivo saldo. Avaliar os riscos e a incerteza no plano financeiro ou identificar fatores de incerteza no rendimento e na despesa. Distinguir entre objetivos de curto prazo e objetivos de longo prazo. Utilizar a conta de depósito à ordem e os meios de pagamento. Distinguir entre despesas fixas e variáveis e entre despesas necessárias e supérfluas.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de PME´s ou por conta própria, com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 11.09.2022. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dra. Clara Gavino (Licenciada em Gestão de Empresas. Mestre em Economia e Contabilidade. Consultora e Formadora)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime a Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 9820- Orçamento familiar: Fontes de rendimento: salário, pensão, subsídios, juros e dividendos, rendas; Deduções ao rendimento: impostos e contribuições para a segurança social; Distinção entre rendimento bruto e rendimento líquido. Tipos de despesas: Despesas fixas (e.g. renda de casa, escola dos filhos, pagamento de empréstimos); Despesas variáveis prioritárias (e.g.: alimentação); Despesas variáveis não prioritárias; A noção de saldo como relação entre os rendimentos e as despesas. Planeamento do orçamento: Distinção entre objetivos de curto e de longo prazo; Cálculo das necessidades de poupança para a satisfação de objetivos no longo prazo; A poupança. Fatores de incerteza: No rendimento (e.g. desemprego, divórcio, redução salarial, promoção); Nas despesas (e.g. doença, acidente). Precaução: Constituição de um ´fundo de emergência´ para fazer face a imprevistos; Importância dos seguros (e.g. acidentes, saúde). Conta de depósitos à ordem: Abertura da conta à ordem: elementos de identificação; Tipo de conta: individual, solidária e conjunta; Movimentação e saldo da conta: saldo disponível, saldo contabilístico e saldo autorizado; Formas de controlar os movimentos e o saldo da conta à ordem; Custos de manutenção da conta de depósitos à ordem; Descobertos autorizados em conta à ordem: vantagens e custos. Meios de pagamento: Notas e moedas; Cheques: tipos de cheques (e.g. cruzados, não à ordem), endosso; Débitos diretos: domiciliação de pagamentos, cancelamento; Transferências interbancárias; Cartões de débito; Cartões de crédito.