Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Controlo de pastas e vidrados cerâmicos - Modular

Código
543PC114.22
Data
2022-05-11 - 2022-06-22
Horário
4ª feira, das 9h30 às 17h30
Duração
50 horas
Local
Caldas da Rainha
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos para avaliar parâmetros de pastas e vidrados cerâmicos. Coordenar e efetuar ensaios de controlo de qualidade de pastas e vidrados. Selecionar ajustes de formulação de pastas e vidrados. Explorar o desenvolvimento de pastas e vidrados cerâmicos quer em unidades industriais quer em ateliers.


DESTINATÁRIOS

Técnicos e operadores de empresas cerâmicas ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 11.04.2022. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Eng. Teresa Oliveira (Licenciada em Engenharia Química. Técnica de Cerâmica do Cencal)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação. Nota COVID-19: O Cencal assegurará o cumprimento das regras de Segurança e Higiene em vigor nas suas instalações, nomeadamente no fornecimento de máscaras aos formandos, disponibilização de gel desinfetante, limpeza dos espaços e cumprimento do distanciamento social.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 7522? 1. Formulação e execução de pastas: Tipo de setor a que se destina a pasta. Análise das caraterísticas desejadas. Formulação de composições. Cálculos para execução de pastas. Seleção dos ensaios adequados - Ensaios de caracterização de pastas - Execução de provetes e plaquetas - Cozeduras a várias temperaturas - Cálculo de módulos de rotura em cru e em cozido - Cálculo de % de contração h/s, s/c e total- Cálculo de % de absorção - Cálculo de % de perda ao rubro - Curva dilatométrica - Cálculo de % de resíduo ao peneiro - Controlo reológico da pasta (via líquida) - Enchimento de várias peças (via líquida)- Cálculo de % humidade do pó (via seca) - Cálculo de % expansão após prensagem (via seca) - Cálculo de densidade aparente do pó (via seca)- Cálculo da % de re-hidratação. 2. Caraterização e controlo de vidrados: Análise de fichas técnicas. Ensaios de caraterização - Percentagem de resíduo - Fusibilidade - Curva dilatométrica - Coeficiente de dilatação a uma determinada temperatura - Percentagem de dilatação - Determinação da resistência à fendilhagem - Densidade - Viscosidade - Espessura - Acordo pasta-vidrado