Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Workshop Vidrados de Cinzas - Formação Contínua Extra CNQ

Código
543PC113.22
Data
2022-09-05 - 2022-09-11
Horário
49 horas, à 2ª a domingo, das 9h às 17h.
Duração
49 horas
Local
Caldas da Rainha
Preço
60€

OBJETIVOS

A temperaturas da ordem dos 1200ºC-1300ºC, em cerâmica cozida a lenha e com a chama em contacto direto com as peças, forma-se um vidrado da cinza depositada sobre a cerâmica. Nos fornos do Oriente, conseguiram melhorar a circulação da chama para atingirem temperaturas mais altas, contrariando o sentido natural das chamas, do ascendente para o horizontal. Resultaram assim as primeiras peças de grés, o uso de barros pouco refinados, temperaturas de vitrificação e manchas únicas de vidrado da cinza – junção dos materiais da terra com a ação do fogo - testemunho de um processo que nos recorda as origens violentas e vulcânicas da formação do próprio planeta. Para além do vidrado natural de cinza, que ocorre durante a cozedura a lenha, cinzas podem ser utilizadas na preparação de vidrados para cozeduras em fornos elétricos, a gás ou a lenha. Com uma grande variedade de composição da cinzas de diferentes madeiras ou de outros vegetais, qualidades de barros e diferentes processos de cozedura, são possíveis muitas variantes, que se propõe a explorar neste curso. Pretende-se neste curso, fornecer conhecimentos teóricos e práticos, para: Compreender o vidrado de cinza como ocorrência natural no processo de cozedura de grés a lenha em contacto direto com a chama. Compreender o uso de cinzas na composição de vidrados cerâmicos, mesmo para outros tipos de fornos. Distinguir e identificar formadores de vidro, fundentes e moderadores de fusão. Preparar e interpretar testes. Preparar vidrados de cinza.


DESTINATÁRIOS

Ceramistas, designers, artesãos, professores, com conhecimentos de cerâmica.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 12.07.2022. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os candidatos admitidos terão de pagar uma jóia de 60€.

Formador:

Renato Silva (Ceramista. Especializado no desenvolvimento de vidrados de cinzas), Kerstin Thomas (Ceramista. Especializado no desenvolvimento de vidrados de cinzas)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


RESUMO DO PROGRAMA:

Apresentação. Projeção de imagens de exemplos de cerâmicas com vidrados de cinza. Preparação diferentes misturas de pastas cerâmicas. Conformação de objetos em grés. Cozedura de um forno a lenha. Preparação de testes de vidrados. Cozedura dos testes. Preparação de vidrados. Avaliação dos resultados.