Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Gestão de Resíduos Industriais - E-Learning / Formação a Distância

Código
521GA089.22
Data
2022-09-20 - 2022-10-11
Horário
3ª e 5ª feira, das 20h às 22h30
Duração
25 horas
Local
Alcobaça
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes conhecimentos para: Reconhecer a importância da gestão de resíduos industriais como fator crucial para a prevenção da poluição, com benefícios de ordem económica e ambiental. Reconhecer e aplicar as normas e a legislação aplicável. Reconhecer e aplicar, no âmbito da sua atividade, as orientações do PESGRI. Identificar e caracterizar os diferentes processos de fabrico. Identificar e caracterizar os principais riscos ocupacionais e ambientais resultantes dos diferentes processos de fabrico. Reconhecer as principais consequências do impacte ambiental dos resíduos industriais. Reconhecer e utilizar as medidas de prevenção dos resíduos industriais.


DESTINATÁRIOS

Gestores, técnicos e outros profissionais de PME´s ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 20.07.2022. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dra. Fúlvia Correia (Licenciada em Engenharia da Energia e do Ambiente. Mestre em Energia e Bioenergia. Técnica Superior de HST. Formadora na área de HST e Ambiente)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


Metodologias

ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: esta ação será realizada em regime a Distância através da plataforma Teams. Para tal, cada participante terá de possuir um computador com câmara e Microfone e com uma ligação de banda larga à internet.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 5826– Conceitos e terminologia. Normas e legislação aplicável, nacional e internacional (principalmente no âmbito da proteção ambiental, segurança, higiene e saúde no trabalho). Plano Estratégico dos Resíduos Industriais (PESGRI). Processos de fabrico: Tratamento de metais - processos, principais características e meios envolvidos (equipamentos de processo, equipamentos de proteção individual, coletiva e do ambiente e materiais); Tratamentos de estrutura; Tratamentos de superfície; Fundição - processos, principais características e meios envolvidos (equipamentos de processo, equipamentos de proteção individual, coletiva e do ambiente e materiais); Maquinação - processos, principais características e meios envolvidos (equipamentos de processo, equipamentos de proteção individual, coletiva e do ambiente e materiais). Natureza e tipos de resíduos industriais nos diferentes processos de fabrico. Riscos: Introdução; Ocupacionais. Fichas de emergência de produtos: Informações técnicas (composição); Efeitos nocivos (para o ser humano e para a natureza); Regras para o manuseamento, armazenamento, movimentação e utilização no processo; Tratamento de resíduos; Procedimentos em caso de acidente. Ambientais: Introdução; Efluentes líquidos. Tratamento de efluentes (procedimentos e fluxogramas de tratamento); Estratégias para redução ou eliminação de efluentes (exemplos práticos). Emissões atmosféricas. Resíduos sólidos: Tipos, composições e características dos resíduos sólidos provenientes das reações químicas (produtos resultantes dos tratamentos de metais); Lodo resultante do tratamento de metais; Areias de fundição; Limalhas e outros resíduos metálicos; Outros resíduos sólidos. Separação, acondicionamento, transporte e armazenamento dos resíduos sólidos; Tratamento dos resíduos sólidos (procedimentos e fluxogramas de tratamento); Aterro de resíduos sólidos industriais. Impacte ambiental dos resíduos industriais (exemplos). Tecnologias e medidas de prevenção dos resíduos industriais (exemplos).