Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Decoração Cerâmica - Corda Seca sobre Planos - Formação Contínua Extra CNQ

Código
543PT118.21
Data
2021-07-26 - 2021-07-30
Horário
de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h
Duração
40 horas
Local
Caldas da Rainha
Preço
-

OBJETIVOS

A cerâmica esmaltada tem origem no médio oriente (séc XII) e propaga-se pelo norte de África e sul da Península Ibérica. Na Andaluzia, os artífices mouros vão utilizar a cerâmica esmaltada em revestimento de solos e paredes, os motivos decorativos são característicos da arte árabe. Sevilha torna-se num centro importante de produção de azulejos, passando dos alicatados para a técnica da corda seca e depois no final do séc. XV, para a técnica da aresta que veio simplificar e aumentar a sua produção. Nesta ação de formação pretende-se a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento da técnica de corda-seca em peças de cerâmica plana.


DESTINATÁRIOS

Ceramistas, designers, pintores/decoradores cerâmicos, artesãos, professores, com conhecimentos de pintura cerâmica.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 21.06.2021. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Ana Realinho (Licenciada em Design. Ceramista e Pintora cerâmica)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.Nota COVID-19: O Cencal assegurará o cumprimento das regras de Segurança e Higiene em vigor nas suas instalações, nomeadamente no fornecimento de máscaras aos formandos, disponibilização de gel desinfetante, limpeza dos espaços e cumprimento do distanciamento social.


RESUMO DO PROGRAMA:

1. Breve história sobre a Azulejaria Mudéjar; 2. Elaboração de projetos para a técnica de corda-seca; 3. Transposição de desenhos para a superfície cerâmica; 4. Preparação de produtos para decoração (corda-seca e vidrados); 5. Principais sistemas de aplicação de vidrados: - Ferramentas para decoração; - Preparação de superfícies para decoração; - Técnicas decorativas. 6. Normas e procedimentos de qualidade, higiene e segurança.