Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Segurança e Saúde no Trabalho – situações epidémicas/pandémicas - UF 10746 - Modular

Código
862HS245.21
Data
2021-01-20 - 2021-02-12
Horário
4ª e 6ª feira, das 20h às 23h
Duração
25 horas
Local
Caldas da Rainha
Preço
-

OBJETIVOS

Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho. Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal. Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação. Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.


DESTINATÁRIOS

Responsáveis e técnicos de HST e de Produção de PMEs ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com mais do 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 15.12.2020. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Eng. Pedro Marques (Licenciado em Engenharia de Segurança no Trabalho. Consultor e formador de HST)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação. Nota COVID-19: O Cencal assegurará o cumprimento das regras de Segurança e Higiene em vigor nas suas instalações, nomeadamente no fornecimento de máscaras aos formandos, disponibilização de gel desinfetante, limpeza dos espaços e cumprimento do distanciamento social.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 10746- 1. Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção. 2. Plano de Contingência: Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais. Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes. Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões. Responsabilidade e aprovação do Plano. Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais). Política, planeamento e organização. Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as). Avaliação de riscos. Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção. 3. Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria. 4. Manual de Reabertura das atividades económicas.