Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Iniciação ao Restauro Azulejar - Práticas Básicas - Formação Contínua Extra CNQ

Código
543OL184.21
Data
2021-09-16 - 2021-10-01
Horário
à 5ª e 6ª feira, das 9h às 18h .
Duração
48 horas
Local
Caldas da Rainha
Preço
-

OBJETIVOS

A formação de restauro de azulejos tem como objetivo principal proporcionar ao formando as bases necessárias para uma introdução ao restauro azulejar, nomeadamente: sensibilizar o formando para a ética do restauro e para os princípios da conservação preventiva, assim como explicar o todo o processo da conservação e do restauro de painéis azulejares.


DESTINATÁRIOS

Ceramistas, pintores cerâmicos, designers cerâmicos, artesãos, com conhecimentos de cerâmica e de pintura de azulejo.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 19.07.2021. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Marta Costa (Mestre em Conservação e Restauro. Especializada em restauro azulejar)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação. Nota COVID-19: O Cencal assegurará o cumprimento das regras de Segurança e Higiene em vigor nas suas instalações, nomeadamente no fornecimento de máscaras aos formandos, disponibilização de gel desinfetante, limpeza dos espaços e cumprimento do distanciamento social.


RESUMO DO PROGRAMA:

1. O património azulejar e os princípios da conservação preventiva e ética do restauro. 2. Identificação de danos e patologias. 3. Mapeamento e registo gráfico e fotográfico. 4. Remoção do painel azulejar. 5. Facing. 6. Limpeza mecânica e química. 7. Colagem, fixação e consolidação. 8. Preenchimento de lacunas volumétricas. 9. Nivelamento das massas de preenchimento. 10. Reintegração cromática e camadas de proteção. 11. Aplicação do painel azulejar e limpeza final. 12. Avaliação final.