Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Formulações de Vidrados - Formação Contínua Extra CNQ

Código
543PC107.21
Data
2021-09-16 - 2021-10-28
Horário
3ª e 5ª feira das 19h30 às 22h30 .
Duração
35 horas
Local
Caldas da Rainha
Preço
-

OBJETIVOS

A fórmula Seger permite-nos realizar em poucas horas processos que na história da cerâmica demoraram quase mil anos a se desenvolver. A vantagem principal da fórmula de Seger é ser um instrumento de controlo fácil para comparar as proporções molares dos três grupos de óxidos entre si e dentro do grupo RO. Por sua vez, este desempenha um papel importante na interpretação do vidrado. Nesta ação pretende-se aquisição de competências para apresentação de composições de vidrados segundo a fórmula de Seger e identificação do tipo de vidrado.


DESTINATÁRIOS

Ceramistas, Técnicos de cerâmica, Designers, Pintores/decoradores cerâmicos, artesãos, professores, com conhecimentos de cerâmica.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 19.07.2021. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Eng. Alexandra Silva (Bacharel em Engenharia Cerâmica. Técnica de Cerâmica e formadora de Processo Cerâmico no Cencal)

Nota: 

Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação. Nota COVID-19: O Cencal assegurará o cumprimento das regras de Segurança e Higiene em vigor nas suas instalações, nomeadamente no fornecimento de máscaras aos formandos, disponibilização de gel desinfetante, limpeza dos espaços e cumprimento do distanciamento social.


RESUMO DO PROGRAMA:

Principais constituintes dos vidrados cerâmicos e suas funções. Composição de vidrados: receita, fórmula Seger e análise percentual. Tabela periódica dos elementos e os vidrados cerâmicos. Composição química dos principais componentes dos vidrados. Cálculo da proporção de cada óxido por quantidade de matéria prima e unidade molecular de Seger. Fórmulas limites. Formulação, preparação, aplicação e cozedura de vidrados.