Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Ética e deontologia profissionais - Modular

Código
346RH171.21
Data
2021-06-02 - 2021-06-28
Horário
2ª e 4ª feira, das 20h às 23h
Duração
25 horas
Local
Alcobaça
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes a aquisição de competências para : Reconhecer as exigências ética associadas à sua actividade profissional. Identificar os factores deontológicos associados à sua actividade profissional. Reconhecer as suas próprias competências e funções. Reconhecer as exigências éticas e deontológicas em relação aos seus colegas de trabalho, à própria organização e ao público externo.


DESTINATÁRIOS

Profissionais de empresas ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com mais do 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 03.05.2021. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência. Os desempregados terão de apresentar uma declaração do Centro de Emprego ou da Segurança Social.

Formador:

Dr. José Miguel Coelho (Licenciado em Serviço Social. Especializado em Gestão da Qualidade no setor Social)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação. Nota COVID-19: O Cencal assegurará o cumprimento das regras de Segurança e Higiene em vigor nas suas instalações, nomeadamente no fornecimento de máscaras aos formandos, disponibilização de gel desinfetante, limpeza dos espaços e cumprimento do distanciamento social.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 683 - 1. Exigências éticas : Discrição. Consciência dos valores hierárquicos. Sentido de disciplina. Disponibilidade. Pontualidade. Assiduidade. 2. Factores deontológicos : Capacidade de organização. Sentido de antecipação. Capacidade de realização profissional. Boa cultura geral. Facilidade de expressão oral e escrita. Criatividade. Polivalência. Facilidade nas relações interpessoais. Sigilo profissional. Vivência do sentido da solidariedade social. Sentido da obrigação da competência. 3. Exigências em relação a si próprio/a e às suas funções : Competências. Aptidões. Responsabilidade na tomada de decisões e acções. Uso dos conhecimentos e experiências no sentido da produtividade. Objectividade (análise racional dos factos). 4. Exigências em relação aos colegas de trabalho : Respeito pela dignidade da pessoa humana. Valorização pessoal e profissional dos colegas. Consideração por sugestões, problemas e necessidades dos outros. Exercício da liberdade com responsabilidade no trabalho. 5. Exigências em relação à organização: Participação nos objectivos da organização. Promoção do desenvolvimento da imagem da organização. Uso correcto de materiais e equipamentos. Discernimento de julgamento em eventuais situações de conflito. Sigilo profissional. 6. Exigências em relação ao público externo: Respeito e confiança. Principio da livre concorrência. Comunicação bilateral.