Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Iniciação à Modelação Cerâmica I - Formação Contínua Extra CNQ

Código
543MD081.20
Data
2020-03-11 - 2020-04-22
Horário
4ª feira, das 9h às 17h
Duração
50 horas
Local
Alcobaça
Preço
-

OBJETIVOS

Fornecer aos participantes conhecimentos técnicos para : Identificar propriedades, comportamentos físicos e aplicações dos gessos; Desenvolver modelos de peças cerâmicas a partir de projetos, esboços ou outras especificações. Esta ação destina-se especialmente a pessoal de empresas cerâmicas que tenham ou prevejam vir a ter necessidades de competências técnicas na área da modelação cerâmica e queiram preparar, numa ótica de polivalência e flexibilidade, colaboradores seus para virem a exercer funções nesta área, numa perspetiva de reconversão de pessoal.


DESTINATÁRIOS

Formistas-Moldistas, ceramistas, designers e outros profissionais de empresas cerâmicas ou por conta própria.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 13.02.2020. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Alfredo Roque (Modelador Cerâmico. Formador de Modelação)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


RESUMO DO PROGRAMA:

1. Gessos cerâmicos: Comportamentos físicos do gesso e sua aplicação à cerâmica. 2. Tipos de gesso: Qualidade, repouso e armazenagem Relação gesso/água cálculo de proporções. Agitação e tempo de presa. Ensaios de controlo de propriedades. 3. Equipamentose ferramentas: Agitadores mecânicos - função e caraterísticas. Recetáculos ? função e materiais utilizados. Ajuste e calafetagem de recetáculos. Ferramentas de corte e desbaste. Teques ? funções . Instrumentos de medida e esquadria. Normas de manuseamento das ferramentas e limpeza . 4. Materiais: Barros. Desmoldantes. Malhetes. Silicones. 5. Processos de conformação: -Conformação de peças por via líquida.. -Conformação de peças com roller. -Conformação de peças com prensa.. 6. Técnicas de desenho aplicadas à execução de modelos em gesso e barro . -Espessuras, dimensões e zonas de deformação/compensação. -Redução e ampliação de peças ou Projetos.-Divisão de circunferências sobre uma base de gesso. -Divisão de modelos em gesso, na vertical, horizontal e diagonal.-Transposição de cotas do projeto para o modelo. 7. Técnicas de construção de modelos ao torno: -Tornear modelos para roller e enchimento.-Tornear modelos para prensa