Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

A Técnica do Esgrafitado e Mishima - Formação Contínua Extra CNQ

Código
543OL164.20
Data
2020-05-07 - 2020-05-23
Horário
5ª, 6ª feira e Sábado, das 9h30 às 18h30
Duração
49 horas
Local
Caldas da Rainha
Preço
-

OBJETIVOS

O esgrafitado é uma das técnicas decorativas mais antigas da história da cerâmica: a primeira forma pictórica dos nossos antepassados. Basta um simples barro líquido aplicado sobre uma peça de barro de outra cor e temos a “tela” pronta para decorar através da gravação. Hoje em dia, temos uma diversidade infinita de técnicas que nos permitem obter os mais fantásticos resultados visuais, não só com engobes mas também com cores a água e com vidrados. O Mishima é outra das técnicas decorativas em que podemos utilizar o engobe. Neste caso, e após esgrafitar a peça, serão então aplicadas as várias cores nos sulcos anteriormente realizados.


DESTINATÁRIOS

Ceramistas, designers, pintores/decoradores cerâmicos, artesãos, professores, com conhecimentos de cerâmica.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt. Serão aceites inscrições de desempregados, como candidatos não prioritários, cuja admissão estará dependente da existência de vagas. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Inês Salgado (Ceramista e formador de Cerâmica Criativa)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


RESUMO DO PROGRAMA:

- Descrição das técnicas e materiais a utilizar no desenvolvimento dos projetos. - Gravação sobre barro cru. - Execução sobre engobe cru. - Aplicação de engobe à bisnaga. - Técnicas de acabamento. - Acabamentos, vidragem e cozedura.