Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - identificação, avaliação e prevenção dos riscos de trabalho - Modular

Código
347HS200.19
Data
2019-06-04 - 2019-07-02
Horário
3ª e 5ª feira, das 20h às 23h.
Duração
25 horas
Local
Alcobaça
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes a aquisição de competências para identificar, avaliar e a agir de forma a prevenir os riscos de trabalho.


DESTINATÁRIOS

Técnicos e Operadores de Produção, HST e outros profissionais de PME´s ou por conta própria com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota: Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 03.05.2019. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Eng.Pedro Marques (Licenciado em Proteção Civil. Especialista em Higiene e Segurança no Trabalho)

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


RESUMO DO PROGRAMA:

UF 5432– 1. Avaliação de riscos profissionais: Avaliação de riscos – técnicas e mapa de riscos. Processo de avaliação de riscos - conceitos e a terminologia. Metodologias de avaliação dos riscos - Por setor de atividade - Por tipo de risco - Por profissão - Por operação - Por componente material do trabalho. 2. Metodologias e técnicas de avaliação de riscos potenciais na fase de conceção: Metodologias e técnicas de identificação de perigos - Observação direta - Entrevistas - Consulta dos trabalhadores - Informação técnica especializada - Listas de matérias-primas - Produtos intermédios - Subprodutos - Resíduos e produtos finais - Rotulagem e fichas de segurança de produtos químicos - Listas de absentismo - Investigação de acidentes e incidentes. 3. Planos específicos de prevenção de riscos: Modelos de gestão da prevenção. Medicina do Trabalho. Planos de prevenção. Competências dos organismos fiscalizadores e de prevenção de riscos profissionais. Órgãos de consulta e participação dos trabalhadores no âmbito da prevenção de riscos profissionais.