Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

Metrologia e Calibração - Modular

Código
347GA051.19
Data
2019-06-06 - 2019-07-30
Horário
3ª e 5ª feira, das 20h às 23h.
Duração
50 horas
Local
Alcobaça
Preço
-

OBJETIVOS

Possibilitar aos participantes a aquisição de competências para : Identificar o significado da metrologia. Identificar a necessidade da existência de padrões. Identificar os diversos instrumentos de medição. Adquirir conhecimentos que permitam organizar um sistema de controlo de dispositivos de monitorização e medição.


DESTINATÁRIOS

Quadros técnicos e profissionais com responsabilidade na área da metrologia e calibração, nomeadamente ligados a laboratórios e ao controlo de qualidade, ambiente e de produção,.com habilitações escolares não inferiores ao 9º ano e desempregados com habilitações escolares não inferiores ao 12º ano. Nota : Poderão vir a ser admitidos desempregados com habilitações iguais ou superiores ao 9º ano em caso de vagas não preenchidas com os candidatos preferenciais com o 12º ano.


OBSERVAÇÕES

Inscrições:

Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 16.04.2019. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.

Formador:

Eng. José Amaral Ferreira (Mestre em Engenharia Eletrotécnica. Responsável da Qualidade de um Laboratório de Metrologia).

Nota: 

O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.


RESUMO DO PROGRAMA:

1.Fundamentos básicos gerais. 2. Vocabulário metrológico. 3. Características dos instrumentos de medição. 4. Sistemas de unidades de medida. 5. Cálculo numérico para metrólogos. 6. Gestão de equipamento de medição e ensaios. 7. Padrões de referência e de trabalho. 8. Intervalos de calibração. 9. Plano de calibração. 10. Receção e aprovação de certificados emitidos no exterior. 11. Erros na medição. 12. Noções gerais sobre incertezas de calibração. 13. Condições ambientais a observar. 14. Aplicações práticas.