Área Pessoal
pten

Técnico de Contabilidade

Código da Ação 344GE449.18
Objectivos Qualificar Técnicos de Contabilidade e conferir uma certificação escolar de nível Secundário (12º ano).
Descrição Geral
Organizar e efectuar o registo e tratamento de dados contabilísticos de uma empresa ou serviço público.
Actividades Principais
l Organizar e classificar os documentos contabilísticos da empresa ou serviço público. l Efectuar o registo das operações contabilísticas da empresa ou serviço público, ordenando os movimentos pelo débito e crédito nas respectivas contas, de acordo com a natureza do documento, utilizando aplicações informáticas e documentos e livros auxiliares e obrigatórios. l Contabilizar as operações da empresa ou serviço público, registando débitos e créditos. l Preparar, para a gestão da empresa ou serviço público, a documentação necessária ao cumprimento das obrigações legais e ao controlo das actividades. l Recolher dados necessários à elaboração, pela gestão, de relatórios periódicos da situação económico-financeira da empresa ou serviço público, nomeadamente, orçamentos, planos de acção, inventários e relatórios. l Organizar e arquivar todos os documentos relativos à actividade contabilística.
Destinatários Adultos a partir dos 18 anos, com o 9º ano de escolaridade completo e até ao 12º ano incompleto, e em situação profissional de desempregados.
Duração e Horário 1895h, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 17h.
Local de Realização Caldas da Rainha
Datas de Realização 21-05-2018 - 04-02-2019
Observações
Apoios Sociais:
Bolsa de formação, subsídio de transporte e de refeição, de acordo com a legislação em vigor.
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt até 23.04.2018. O candidato deverá apresentar cópia do certificado de habilitações e documento comprovativo da sua situação de emprego. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
Esta ação é gratuita.
Nota: O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.
Resumo do Programa: Formação Base : Cidadania e Profissionalidade, Sociedade, Tecnologia e Ciência, Cultura, Língua e Comunicação. Formação Tecnológica: Estrutura e comunicação organizacional. Arquivo organização e manutenção. Noções de fiscalidade. Imposto sobre o valor acrescentado (IVA). Imposto sobre o rendimento (IRS). Imposto sobre o rendimento (IRC). Impostos sobre o património. Legislação comercial. Contrato de compra e venda. Ficheiros de armazém e contas correntes. Aplicações informáticas de gestão área comercial. Médias, percentagens e proporcionalidades. Cálculo financeiro e actuarial. Recursos Humanos - processamento de vencimentos. Sistema de segurança social. Aplicações informáticas de gestão de pessoal. Sistema de Normalização Contabilística. Código de contas e normas contabilísticas. Modelos de demonstrações financeiras. Encerramento anual de contas. Gastos, rendimentos e resultados. Gastos de produção. Sistemas de custeio. Métodos e técnicas de análise económica e financeira. Auditoria e controlo interno. Tratamento informatizado de documentos contabilísticos. Recursos humanos ? relatório único.
Para informações sobre a estrutura curricular consultar o referencial de Técnico de Contabilidade em http://www.catalogo.anqep.gov.pt/PDF/QualificacaoReferencialPDF/1493/EFA/duplacertificacao/344032_RefEFA

Partilhar no Facebook

NOTAS IMPORTANTES:

  • Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência.
  • Todos os candidatos que se inscrevam numa ação de formação do Cencal deverão entregar no ato de inscrição cópia do certificado de habilitações escolares. Será da responsabilidade do candidato a entrega da fotocópia em papel ou do envio por email das mesmas. O candidato apenas terá de entregar os documentos uma vez necessitando de o fazer novamente caso altere o seu nível de qualificação escolar.
  • Após a admissão, tem de apresentar o Cartão de Cidadão para validação dos seus dados pessoais, sendo este processo efetuado através de leitura eletrónica do mesmo.
  • Os Desempregados de Longa Duração (trabalhador sem emprego, disponível para trabalho e à procura de emprego há 12 meses ou mais, contando este prazo a partir da data de inscrição no Centro de Emprego) devem entregar uma declaração do Centro de Emprego a comprovar a sua situação profissional.
  • O CENCAL reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do CENCAL, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso
  • Quando a ação tem joia de participação, o CENCAL só aceita o cancelamento de participações até 1 dia útil antes da data de início da ação, reembolsando a totalidade da joia. Cancelamentos posteriores não darão direito a reembolso.
  • A prestação de falsas declarações é imputável ao declarante, podendo o Cencal anular a respetiva inscrição e/ou não emitir a respetiva certificação da ação de formação.

 

 

Noticias

Foi publicada recentemente a norma NP 4555-1- Louça cerâmica utilitária. Especificações

Portugal foi o maior produtor europeu de loiça cerâmica utilitária…

Ver mais

Noticias

Inscrições de Formadores em aberto

O Cencal tem em aberto inscrições para candidatos a formadores…

Ver mais

Noticias

CURSO DE MARCENARIA DO CENCAL EXECUTA BANCOS TÍPICOS PARA O PARQUE D. CARLOS I EM CALDAS DA RAINHA

O CENCAL, no âmbito de um acordo com a União das…

Ver mais
Ver todas as notícias