Área Pessoal
pten

Técnico de Geriatria - EFA

Código da Ação 762TS031.17
Objectivos Qualificar profissionais para prestar cuidados de apoio direto ao idoso, em contexto domiciliar e institucional, contribuindo para o seu bem-estar biopsicossocial, tendo em consideração os objetivos definidos pela equipa técnica local e os princípios deontológicos de atuação. Es curso dá equivalência escolar ao 12º ano e uma certificação profissional.
Destinatários Adultos a partir dos 18 anos*, com o 9º ano de escolaridade completo e em situação profissional de desempregados. * Caso não tenha pelo menos 1 ano de descontos para a Segurança Social tem de ter 23 anos ou mais.
Duração e Horário 15 meses, de 2ª a 6ª feira das 9h às 17h
Local de Realização Alcobaça
Datas de Realização 23-10-2017 - 04-02-2019
Observações
Apoios Sociais :
Bolsa de formação, subsídio de transporte, subsídio de almoço, de acordo com a legislação em vigor.
Inscrições:
Proceder à inscrição diretamente no Cencal ou via internet em www.cencal.pt. O candidato deverá apresentar cópia do certificado de habilitações, do cartão de cidadão e documento comprovativo da sua situação de emprego. Os candidatos estrangeiros terão de apresentar no ato de inscrição cópia da sua autorização de residência e passaporte. Para mais informações consultar o site do Cencal em www.cencal.pt. Nota : O Cencal reserva-se o direito de anular, adiar ou alterar a ação de formação por motivos imprevistos. Os candidatos que se inscreverem numa ação de formação do Cencal, serão sujeitos a um processo de seleção, nomeadamente em caso de excesso de inscrições, através de critérios internos em vigor neste Centro de Formação.
Resumo do Programa: Formação Sócio Cultural. Formação Tecnológica : Envelhecimento demográfico; Contextos de prestação de cuidados ao idoso ­ domicílio, residências autónomas e centros de dia; Contextos de prestação de cuidados ao idoso ­ lares e instituições de saúde; Ética e deontologia em geriatria; Técnicas e estratégias de comunicação e observação nos contextos de intervenção com a população idosa; Métodos de intervenção familiar ? contexto do idoso; Adaptação/ modificação de contextos e materiais em função do idoso; Tipos de envelhecimento; Introdução à patologia no idoso; Patologias na população idosa ­ cardiorrespiratória e neuro sensoriais; Patologias na população idosa ­ gastrointestinais, endocrinológicas, genito­urinárias, musculoesqueléticas, dermatológicas e crónicas; Reabilitação geriátrica; Prevenção e primeiros socorros ­ geriatria; Nutrição e diatética no idoso; Higiene do idoso; Sexualidade na 3ª idade; Idosos em fase terminal ? cuidados paliativos; Términus da vida do idoso ­ morte; Funções cognitivas no idoso; Psicopatologias no idoso ­ perturbações do humor, ansiedade,somatoformes, personalidade, esquizofrenia e demências; Psicopatologias no idoso ? perturbações do sono, alimentares e utilização de substâncias;Perturbações do desenvolvimento no idoso ­ autismo, deficiência visual e auditiva; Perturbações do desenvolvimento no idoso ­ DID, deficiência motora e multideficiência; Autonomia, independência e funcionalidade do idoso; Atividades recreativas e de lazer com idosos; Técnicas de expressão corporal com população idosa; Atividade psicomotora com população idosa; Terapia ocupacional com população idosa; Técnicas de animação aplicadas à população idosa; Expressão dramática aplicada à população idosa; Métodos de relaxação aplicados à população idosa; Arte como terapia aplicada à população idosa. Formação em Contexto de Trabalho.

Partilhar no Facebook

Noticias

Inscrições de Formadores em aberto

O Cencal tem em aberto inscrições para candidatos a formadores…

Ver mais

Noticias

CURSO DE MARCENARIA DO CENCAL EXECUTA BANCOS TÍPICOS PARA O PARQUE D. CARLOS I EM CALDAS DA RAINHA

O CENCAL, no âmbito de um acordo com a União das…

Ver mais

Noticias

Retorno à Matéria

RETORNO À MATÉRIA: cerâmica com lamas de ETA (estação de…

Ver mais
Ver todas as notícias