Login

Não está registado?

Registe-se aqui!

LABORATÓRIO » CALDAS DA RAINHA

O Laboratório do CENCAL, é Acreditado desde 1987 para a realização de ensaios em louça cerâmica, e em 2002 obteve a Acreditação pelas Normas NP EN ISO/IEC 17025 que tem vindo a ser renovada pelo IPAC até à presente data. A acreditação demonstra a competência técnica para o âmbito descrito no Anexo Técnico e o funcionamento de um Sistema de Gestão da Qualidade

Certificado de Acreditação L0008

Anexo Técnico L0008-1

 

O objetivo do sistema da qualidade do Laboratório do CENCAL é satisfazer as necessidades dos clientes. Procuramos que este princípio guie a nossa atividade, respondendo o mais rapidamente possível às solicitações, proporcionando respostas adequadas às suas necessidades.

Os ensaios acreditados e respetivos prazos de entrega são os seguintes:  

Determinação da migração de chumbo e cádmio por espetrofotometria de absorção atómica de chama (em loiça cerâmica, em vidro e outros materiais, em contacto com alimentos)

EN 1388-2:1995; EN 1388-1:1995; ISO 6486-1:1999; ISO 7086-1:2000; ASTM C 927-80 (2014); ASTM C 738-94 (2016)

3 dias

Determinação da migração de chumbo e cádmio libertados por azulejos cerâmicos vidrados. Espetrofotometria de absorção atómica de chama.

NP EN ISO 10545-15:2004

3 dias

Determinação da absorção de água.

EN 1217:1998 - Método A e B

2 dias

Determinação da resistência ao choque térmico

ASTM C 554-93 (2016)

5 dias

Determinação da resistência à fendilhagem por autoclave.

EN 13258:2003 - Método A

8 dias

Determinação da resistência ao choque térmico.

EN 1183:1997 - Método B

3 dias

Resistência à máquina de lavar. Grau de ataque do detergente.

Método Qualitativo

 EN 12875-4:2006 3 dias 
Determinação da resistência à remoção das decorações cerâmicas nas máquinas de lavar a loiça  CENCALC008: PEN-Edição nº13 2 dias  
Determinação da resistência ao micro-ondas  BS EN 15284:2007 2 dias 

 

Para além dos ensaios acreditados, o Laboratório do CENCAL presta outros serviços às empresas do setor cerâmico:

 

Ensaios de Controlo do Processo Cerâmico

Neste âmbito, para estudar a possibilidade de ocorrência de defeitos ou falhas, realiza ensaios a matérias-primas, pastas e vidrados cerâmicos de determinação de propriedades físicas como a granulometria, densidade, porosidade, resistência mecânica, retração, reologia, dilatometrias etc

 

.Ensaios de Controlo de Produto Acabado (Louça)

  • Teores em chumbo e cádmio solúveis
  • Resistência ao micro-ondas
  • Resistência à máquina de lavar a loiça
  • Resistência ao choque térmico
  • Resistência à autoclave
  • Resistência à lascagem e impacto
  • Resistência aos detergentes

 

Ensaios Controlo de Produto Acabado (Tijolo, Pavimento e Revestimento)

  • Dimensões
  • Massa volúmica
  • Resistência à compressão
  • Absorção de água
  • Expansão por humidade
  • Resistência à flexão
  • Solubilidade do Pb/Cd

 

Um claro entendimento do pedido do cliente ao Laboratório, é o primeiro passo para levar a cabo um dado ensaio. As requisições poderão ser efetuadas por carta, fax ou e-mail. O cliente é informado sobre o número de amostras a enviar ao laboratório para cada tipo de teste, o prazo de entrega previsto e o respetivo preço. Este preço inclui a passagem dos respetivos Boletins de Análise. As amostras enviadas deverão apresentar-se devidamente identificadas.

Os ensaios são realizados de acordo com normas standard nacionais ou internacionais e quando aplicável, segundo normas internas. O Laboratório está disponível para executar ensaios de acordo com procedimentos enviados pelo cliente.

Os resultados obtidos, são apresentados em Boletins de Análise claros e rigorosos, em português ou inglês conforme solicitado pelo cliente, e posteriormente  enviados ao cliente dentro do prazo combinado ficando a equipa técnica à disposição para ajudar o cliente a interpretar os resultados nele expressos.

Todas as informações dos nossos clientes são confidenciais. A atividade é realizada por técnicos qualificados e experientes de acordo com os mais elevados padrões de transparência.